As listagens antes da hora na Amazon ao redor do mundo são comuns para todo tipo de produto. Dessa vez foi o Ryzen 5 9600X, que apareceu na versão canadense da gigantesca loja pelo preço equivalente a R$ 1.920.
Mais precisamente, o processador “de entrada” da série Ryzen 9000 baseada em Zen 5 foi listado por 475,51 dólares canadenses. Comparando com seu antecessor, o Ryzen 5 7600X, temos um aumento considerável de preço.
O Ryzen 5 7600X foi lançado em setembro de 2022, e atualmente pode ser encontrado na mesma loja por 275 dólares canadenses. Ou seja, temos um aumento impactante de quase 60% no valor. Mesmo em relação ao preço de lançamento, em torno de $ 300, o salto também chama a atenção.
Como estamos falando de um vazamento não oficial, sempre existe a possibilidade do valor estar incorreto. Muitas lojas colocam um valor aleatório no preço para preparar a página de um produto novo, substituindo pelo preço correto no lançamento. O pessoal do Guru3D, inclusive, duvida que este seja mesmo o preço final.
Já o Tom’s Hardware ressalta que o preço foi o maior ponto negativo do Ryzen 5 7600X em sua estreia também, então duvida menos que o Ryzen 5 9600X seja lançado por um valor meio salgado. No entanto, o preço tabelado do antecessor já caiu bem, e com descontos ele pode ser encontrado até por US$ 185 nos EUA. Talvez a nova geração passe pela mesma jornada.
Ryzen 5 9600X tem até 20% mais performance
Independentemente do valor oficial final para o Ryzen 5 9600X, vazamentos indicam que o processador vai trazer um incremento interessante na performance. Não só isso, possivelmente será o modelo com o maior aumento de desempenho na série Ryzen 9000.
Ao menos é isso que mostram resultados prévios do GeekBench, mostrando ganhos de 20% de performance single core do novo Ryzen 5 em relação ao antecessor. No dia 31 de julho começarão a aparecer resultados oficiais.
De todo modo, para quem quiser realmente economizar com um novo processador AM5, talvez vale mais ficar de olho em um possível Ryzen 3 que começou a aparecer nos rumores.
Fonte: Adrenaline