A Intel está realizando uma série de reuniões para mostrar o socket LGA-1851 na plataforma de placas-mãe 800 – preparando distribuidores e fabricantes para a chegada de seus novos modelos, como o Z890. Nestes eventos fechados, um diagrama apresenta novos detalhes sobre as mudanças que existem em relação à geração anterior.
A imagem confirma que a configuração PCI-Express permite que as CPUs Arrow Lake-S usem 16 lanes Gen5 para gráficos e 4 adicionais para o armazenamento. Além disso, há uma interface Gen4x4 diretamente ligada ao processador – permitindo que os usuários conectem um SSD diretamente na CPU, mas usando um padrão menos veloz.
O principal ponto desta estrutura mostrada pela Intel para o seu diagrama é que os usuários não terão mais de “sacrificar” suas lanes Gen5 para a GPU e armazenamento.
Além disso, os processadores Intel Arrow Lake-S também terão um controlador Thunderbolt 4 integrado e suporte para até quatro displays via Arc Xe-LPG. Já as placas-mãe Intel 800 terão suporte ao DisplayPort 2.1 e HDMI 2.1; além do diagrama confirmar que o chipset terá conexões USB 20G, 10G e 5G – apesar de não especificar quantas.
Suporte da Intel para memórias DDR5
Uma das principais mudanças realizadas pela fabricante é a ausência de suporte às memórias DDR4 pelo socket LGA-1851. Apesar do Z690 e Z790 ter compatibilidade tanto com o formato DDR4 e DDR5, os novos modelos terão suporte apenas para o atual padrão.
A questão traz um grande debate, já que as memórias DDR5 não são tão populares quanto suas antecessoras. Porém, o seu preço esteve caindo de 2023 em diante – garantindo que eles deem este salto com o aumento de demanda pelo modelo mais atual.
Ainda que a Intel não tenha divulgado datas, é previsto que seus processadores Arrow Lake-S cheguem ao mercado no último trimestre de 2024 – assim como suas placas-mãe. A fabricante já alertou que seus novos chips Intel Core Ultra 200 “K” exigirão o uso dos modelos “800”, então o lançamento de ambas não deve ser distante.
Fonte: Videocardz Via: Adrenaline