Com o público ainda relutante em comprar o novo GPU da NVIDIA, o GeForce RTX 4070 vai encarar uma nova queda de preço no mercado europeu. A variante da Gainward, o RTX 4070 Ghost pode ser encontrado na loja Alternate – da Alemanha – por 599 euros. As demais devem seguir o seu exemplo em breve, com a Inno 3D, Gigabyte e Palit vendendo suas versões entre 625 e 645 euros.
Considerando que as vendas estão estagnadas e a placa de vídeo lançou há pouquíssimo tempo, isto é uma preocupação que está tomando conta das fabricantes e das lojas de todo o planeta. Nos Estados Unidos não houve uma redução significante, com algumas promoções vendendo o GPU em promoções com corte de US$20 no seu preço total.
De acordo com o site WCCFTECH, pode existir a possibilidade do público estar aguardando a chegada do modelo RTX 4060 Ti e da AMD Radeon RX 7600 no próximo mês, durante a Computex, para ver qual mostrará o melhor custo-benefício. É possível que a NVIDIA e as demais fabricantes reduzam seus valores para se tornarem mais competitivas, mas tudo continua incerto até o momento.
O passado glorioso da NVIDIA e AMD
Lembra daqueles bons tempos, onde qualquer placa de vídeo lançada pela NVIDIA ou AMD era uma briga intensa para ser encontrada e raramente você achava alguma loja com uma delas em estoque? Pois bem, isso ficou no passado. A GeForce RTX 4070 continua aparecendo em diversas vendedoras ao redor do planeta e não encontrou muito lugar dentro do coração do público.
Ele chegou ao mercado com uma performance idêntica à versão RTX 3080 – porém, com mais eficiência, mais VRAM e também o suporte à tecnologia DLSS 3 da NVIDIA, qual é um dos maiores chamarizes da Série 40 ao público gamer.
Caso uma redução de preço não resolva o problema de adesão dos consumidores, caberá à empresa encontrar formas alternativas de atrair compradores – ainda que tenha fabricado ela de forma limitada, assim como seus parceiros comerciais. Até o instante que este texto foi escrito, não houve pronunciamento oficial deles nem avisos sobre uma redução global dos preços.
Fonte: WCCFTECH