Começaram os vazamento para a próxima geração de processadores Ryzen baseados em Zen 5 para uso profissional. Depois do nome dos produtos, agora temos detalhes sobre um Ryzen AI 7 PRO 160. A APU de oito núcleos apareceu no Geekbench, rodando em um notebook da Lenovo.
Como mencionado, o novo chip traz oito núcleos, de acordo com o vazamento, o que significa 16 threads. A configuração chama a atenção: três núcleos Zen 5 e cinco núcleos Zen 5C. Eles aparecem acompanhados de uma nova GPU integrada, a Radeon 870M.
O pessoal do WCCFTech especula que essa nova versão dos gráficos integrados vai trazer 8 Compute Units (CUs). A estimativa vem com base nos nomes de modelos já conhecidos – a Radeon 890M oferece 16 e a 880M cai para 12. Seguindo a tendência, a 870M ficaria com 8.
Outros detalhes aparecem no vazamento. O Ryzen AI 7 PRO 160 viria com o clock base de 2GHz, que tem se mostrado um padrão, com boost clock até 4.3GHz. São 8MB de cache L2 e outros 8MB de cache L3.
Indo para a performance em si, a APU conquistou 2514 pontos em single core e 11.772 em multi-core no GeekBench. Isso coloca o componente bem próximo do Ryzen 9 8945HS.
Enquanto isso, um detalhe sobre o nome do processador deve ser ressaltado. Segundo o WCCFTech, o “160” que aparece deve se referir a amostras iniciais de engenharia. Como sabemos, a AMD tem usado números dentro de “300” para seus Ryzen AI, portanto é bem possível que o nome comercial final deste produto seja Ryzen AI 7 PRO 360.
Ryzen AI 7 PRO 160 apareceu com outro nome?
Nesta semana tivemos o primeiro vazamento de APUs profissionais da nova geração AMD. Foram revelados os Ryzen AI 9 HX PRO 370 e o Ryzen AI 7 PRO 360. Se a especulação da diferença de nome estiver correta, o modelo que vazou agora no Geekbench é o mesmo que apareceu anteriormente.
Se for o caso, a estimativa do pessoal do VideoCardz passou longe para o AI 7 PRO 360, uma vez que o site esperava que ele seria uma versão do Ryzen AI 9 365. Com os detalhes descobertos agora, o WCCFTech arrisca dizer que nem estamos falando mais de uma SKU da linha Strix Point, mas sim a primeira Kraken Point que veremos nas lojas.
Fonte: WCCFTech