A Samsung anunciou sua solução em memória LPDDR5X DRAM mais veloz, atingindo uma velocidade de 10,7 Gbps e com capacidade acrescida de 32 GB. Esta é a primeira vez que uma fabricante ultrapassa a barreira dos 10 Gbps para o padrão LPDDR.
Obviamente que, além do objetivo ser de trazer uma opção melhor ao público, também era a intenção ultrapassar a Micron. Sua memória mais veloz tem 9,6 Gbps e tinha uma economia de energia de 4% em comparação ao modelo de mesma capacidade da Samsung.
A LPDDR5X DRAM que atinge 10,7 Gbps foi produzida no processo de 12 nm, com a fabricante afirmando que alcançou o patamar de menor chip entre todos os LPDDR e que isto a fortalecerá ainda mais na liderança do mercado de DRAM de baixo consumo.
Em comparação às gerações anteriores, a Samsung também afirma que seu LPDDR5X tem um desempenho de 25% maior, assim como 30% de mais capacidade – expandindo o pacote único de DRAM mobile para até 32-gigabytes (GB) – se tornando uma grande opção para inteligências artificiais que rodam via dispositivos.
A corporação está mirando no crescente número de aplicativos de IA, integrados aos mais diversos dispositivos com o processamento direto habilitado – se tornando cada vez mais crucial a utilização de memórias LPDDR de alto desempenho e que consomem menos energia.
Preocupações da Samsung com consumo
O anúncio da Samsung também destaca que incorporaram tecnologias de economia energética em sua LPDDR5X, como a otimização da variação de energia – que ajusta o consumo de acordo com o workload e expande os intervalos do modo low-power.
Estes aprimoramentos representam uma eficiência de até 25% em comparação às gerações anteriores, permitindo que dispositivos mobile tenham um maior ciclo de bateria e que servidores tenham menos custos – reduzindo o gasto de energia enquanto os dados são processados.
A Samsung afirma que a produção de LPDDR5X com 10,7 Gbps está agendada para o segundo semestre de 2024 – passando pela etapa de verificação com processadores de aplicações mobile e provedores de dispositivos mobile.
Fonte: WCCFTECH e Adrenaline