As placas-mãe MSI da linha “600” estão oferecendo um maior desempenho para as CPUs AMD Ryzen 9000 através da BIOS, disponibilizando um modo que altera seu TDP para 105W.
A opção foi vista na versão de firmware AGESA 1.2.0.1 e testada pelo leaker “kuroberu“, que mostra os saltos vistos nas CPUs Ryzen 7 9700X e Ryzen 5 9600X. Ambas tem suporte oficial a até 65W, mas o uso de um consumo maior pode trazer um boost de performance para os novos processadores.
Usando uma placa-mãe MSI X670E MPG Carbon, “kuroberu” notou que a CPU AMD Ryzen 7 9700X, por exemplo, teve um aumento de desempenho de até 13%. Com o Cinebench R23, ele divulgou que em 65W o resultado dos testes multi-core era de 20.409. Já no modo em 105W, ela atingiu um resultado de 23.153 no mesmo teste.
É importante ressaltar que não há confirmação sobre o recurso ser oficialmente disponibilizado pela AMD para a próxima atualização de BIOS de seus modelos de placas-mãe e quando este conteúdo pode estar disponível para todos os usuários.
O site WCCFTECH especula que ele será disponibilizado ao público de forma oficial com a versão AGESA 1.2.0.2 e que a MSI decidiu apenas liberar o recurso previamente em seu firmware atual das placas-mãe da linha 600.
MSI e AMD visam melhor desempenho das Ryzen 9000
É notável que se o recurso for oficialmente disponibilizado pela AMD, não apenas a MSI, mas outras fabricantes também acompanharão e disponibilizarão o modo de 105W de TDP para um melhor desempenho das CPUs Ryzen 9000. Uma atualização de BIOS é esperada para chegar ao público entre os meses de setembro e outubro.
Com um lançamento que gerou diversas discussões, a AMD trouxe os novos processadores “Granite Ridge” com uma diferença muito pequena em relação à geração anterior de hardwares – o que já deve estar impactando em suas vendas e adesão do público à arquitetura Zen5.
Também é esperado que a versão 24H2 do Windows 11 traga melhorias para o desempenho das CPUs AMD Ryzen 9000 – o que também influenciará as arquiteturas Zen4 e Zen3, trazendo melhores resultados também para os últimos processadores desktop da fabricante (o que não impactará a diferença de desempenho entre elas).
Fonte: Videocardz e Adrenaline