Já faz um bom tempo que a NVIDIA não lança uma nova GPU da série Titan, que costumava ser a melhor de sua geração. Mas, segundo insiders, a arquitetura Blackwell, que equipará as placas de vídeo GeForce RTX 50, terá uma dessa e ela pode ser cerca de 63% melhor mais forte que a RTX 4090.
A informação vem do canal RedGamingTech, que já acertou diferentes rumores sobre hardware antes. Segundo o canal, a GPU será chamada de Titan AI e, como o nome sugere, será voltada para o carro-chefe da NVIDIA: processamento de IA.
Corroborando com a informação não oficial, o conhecido leaker kopite7kimi disse que “o maior problema é se a placa realmente será usada para venda“. Ele segue dizendo que a atual arquitetura gráfica da NVIDIA, Ada Lovelace, também chegou a ganhar uma Titan, mas essa “nunca foi vendida“.
Essa suposta GeForce Titan, que também já apareceu pela internet como RTX 4090 Ti (que só o Brasil tem), já teve sua carcaça fotografada antes. Essa placa de vídeo, independente de como ela seria chamada, teria uma sistema de refrigeração ainda mais robusto que o modelo Ada Lovelace topo de linha, que já é gigante.
Desempenho da RTX 5090 sobre sua antecessora
Outra informação divulgada pelo canal RedGamingTech diz respeito a GeForce RTX 5090, que pode ser em torno de 48% que a RTX 4090. Um outro rumor dizia que a diferença entre as duas GPUs seria ainda maior, algo entre 50 e 70%.
Já uma outra informação não oficial dizia que a suposta GPU Blackwell topo de linha pode operar a 2.9 GHz, cerca de 400 MHz a mais que a melhor placa de vídeo Ada Lovelace da série GeForce.
Em outro momento, kopite7kimi também afirmou que a GeForce RTX 5090 não terá um projeto colossal como vimos na RTX 4090, já que a próxima GPU topo de linha da NVIDIA pode oferecer duas fans e dois slots na Founders Edition, o que seria até incrível para um modelo desse porte.
Voltando para a série Titan. Ela teve início em 2013 com a arquitetura Kepler (GTX 600/700) em três modelos diferentes. A Titan Z foi a mais famosa na época por ser equipada com 12 GB de memória de vídeo, uma quantidade absurda para a época, mesmo considerando a RTX 780 Ti, já que ela tinha 3 GB.
A NVIDIA ainda não se pronunciou sobre as GeForce RTX 50, muito menos em relação a uma Titan Blackwell, mas a próxima série é esperada para algum momento entre o fim deste ano e começo de 2025.
Via: DSO Gaming e Adrenaline