De acordo com a análise da empresa Arete Research, a NVIDIA está na seleta lista da TSMC cujo estoque ultrapassa a média de 92 dias – considerado o ritmo normal da indústria nestes últimos cinco anos. O relatório deles indica que atualmente o ciclo da gigante dura cerca de 220 dias, o que é um número quase 2,5x maior do que o usual. Assim, a NVIDIA está entre as seis companhias que sairam dos parâmetros e a primeira de cinco a cruzar a “linha de alerta”.
A NVIDIA está tentando limitar a sua produção, para que seus parceiros comerciais não enfrentem o mesmo problema e acabem reduzindo os preços. A empresa busca soluções para fazer com que essas GPUs cheguem aos consumidores, porém esbarra em problemas com o mercado no geral – alta da inflação e queda da economia.
A redução de preços é possível
O efeito em cascata desse cenário pode causar um grande problema para a indústria no geral. Considerando as vendas estagnadas, não apenas da GeForce RTX 4070, mas também de outros modelos de GPUs da Intel e AMD, a TSMC reduziu também a sua produção de peças e tecnologia. Como consequência, isso afeta diretamente os contratos e as compras de determinadas companhias, além de impactar na demanda global por tecnologia e componentes.
Essa situação deve levar as empresas de tecnologia a agir para impedir que uma bola de neve atinja o mercado. Uma das ações mais eficazes, e que pode trazer resultados na velocidade esperada, é a redução no preço das placas de vídeo. Entretanto, oficialmente nenhuma companhia se pronunciou até o momento sobre essa possibilidade.
Fonte: WCCFTECH