A estrutura de lançamentos da NVIDIA está prestes a mudar, com novas gerações de GPUs chegando ao mercado não mais no calendário de dois anos. Segundo Jensen Huang, CEO da fabricante, as próximas arquiteturas chegarão de forma anual.
A informação também confirma os rumores que estavam sendo divulgados nas últimas semanas, que revelaram que a arquitetura “Rubin” seria lançada ainda em 2025. Além disso, também aponta que realmente as GPUs “Blackwell” podem chegar até o fim deste ano – ou seja, é bom que sua carteira esteja preparada.
Os próximos passos da NVIDIA com GPUs
A afirmação de Jensen Huang é simples e sem rodeios, mostrando que a NVIDIA mudou sua dinâmica e não deve mais aguardar um período de dois anos.
Além disso, o CEO da NVIDIA também revelou que uma série de lançamentos estão sendo produzidos neste momento em suas fábricas – prometendo tomar todo o mercado, do gaming à inteligência artificial sem deixar brechas para concorrência.
Novos processadores, novas GPUs, novos NICs de rede, novos switches…uma montanha de chips está chegandoJensen Huang
Chega de esperas
A proposta da NVIDIA é simples, acompanhar a dinâmica de mercado e trazer soluções de forma mais ágil às suas exigências. Mesmo que a GeForce RTX 4090 não tenha sido superada desde seu lançamento, a corporação sabe que a indústria não deve demorar a ter saltos e que estes pedirão um desempenho maior.
E não é apenas no gaming, diga-se de passagem. O mesmo é válido para workstations, machine learning de inteligências artificiais, servidores (físicos e em nuvem) e diversas outras frentes. E é pensando neste aspecto que podem ter acelerado o desenvolvimento.
Até o momento, a NVIDIA tinha trabalhado com uma nova arquitetura de GPUs a cada dois anos. A Ampere, por exemplo, foi lançada em 2020. Dois anos depois, em 2022, chegou a arquitetura Hopper. Tudo indica que a Blackwell chegará em 2024 e – depois – a Rubin encurtará o caminho e será apresentada ao mercado em 2025.
Fonte: TweakTown / Via: Adrenaline