Ainda nessa terça-feira (18) a MSI lançou oficialmente uma nova atualização para a versão 4.6.5 do popular software de monitoramento do uso do hardware e também overclock de placas de vídeo, MSI Afterburner, para suportar o aumento de frequência em novas GPUs, como as GeForce RTX 40 e as Radeon RX 7900.
O MSI Afterburner é um dos mais populares, se não for o mais popular, software para monitoramento de hardware em tempo real, muito usado inclusive por diversos criadores de conteúdo sobre hardware, incluindo o Adrenaline. Ele é usado juntamente com o RivaTuner Statics Server, que também recebeu update para a sua versão 7.3.4, com melhorias de compatibilidade e novas opções de overlay.
Esses dois softwares unidos são capazes de nos revelar muita coisa sobre o PC em tempo real e, sabendo configurar bem, é possível fazer muitas combinações. As ferramentas são tão interessantes, que há cerca de um ano publicamos um tutorial completo de como baixar, instalar e configurar detalhadamente o MSI Afterburner junto com o RivaTuner Statics Server para uma boa exibição das informações.
A principal novidade para essa atualização é justamente o suporte para as novas placas de vídeo, mas, como sempre, há algumas melhorias e correções gerais para a nova versão. Vocês podem conferir as notas de atualização das principais novidades abaixo:
MSI Afterburner versão 4.6.5
- Adicionado suporte para GPUs da série NVIDIA GeForce RTX 40×0
- Adicionado suporte de controle de tensão para versões baseadas em GA103 e GDDR6x da NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti
- Adicionado suporte para GPUs da série AMD RADEON RX 7900
- Adicionado suporte de monitoramento de energia total da placa para GPUs da série AMD RADEON RX 7900
- Adicionados algumas futuras IDs de dispositivos PCI de GPUs AMD e NVIDIA ao banco de dados de hardware
- Adicionado suporte para GPUs Intel Arc ao módulo de monitoramento de hardware (overclocking e ajuste ainda não suportados)
- Adicionado suporte experimental para CPUs Intel de 13ª geração e CPUs AMD Ryzen 7xxx
- Fontes de dados de uso de CPU aprimoradas no módulo de monitoramento de hardware
- Adicionada solução alternativa para API de programação de velocidade fixa do ventilador quebrada para antigas GPUs Overdrive 7 GCN em 22.5.2 e drivers AMD mais recentes
- Adicionado switch de arquivo de configuração para desabilitar a API de controle de voltagem de confiabilidade nativa em GPUs da série NVIDIA GeForce GTX 9×0
- Analisador de fórmula de correção aprimorado com conversão de formato de dados, arredondamento e suporte a funções min/max
- Adicionado monitoramento de frequência de barramento baseado em OCMailbox para Skylake e CPUs Intel mais recentes
- Plug-in de monitoramento SMART.dll aprimorado com suporte de monitoramento de temperatura para dispositivos NVMe
- Limite de frequência de clock padrão da janela do editor de curva de tensão/frequência estendido para 3,5 GHz
- Localização do servidor de atualização alterada para novo URL dentro do sistema de verificação de atualização
Via: Guru3D