A segunda geração de CPUs Intel Core Ultra (Arrow Lake-S) para desktop ainda não tem data para chegar. Porém benchmarks de uma amostra de qualificação do Core Ultra 9 285K, rodando em 250w, mostram que o processador será até 17% melhor que o i9-14900K, atual processador topo de linha da Intel para PCs de mesa.
Os testes feitos em diferentes benchmarks mostram que o CPU Arrow Lake para desktop é, em média, 4,32% melhor que o Raptor Lake topo de linha. No Cinebench R23, por exemplo, esse exemplar, que é o mais próximo do modelo final, atingiu mais de 43 mil pontos. O tuite abaixo mostra a evolução sobre a amostra de engenharia vazada anteriormente.
Intel Core Ultra 9 285K vs AMD Ryzen 9 9950X
Essa pontuação seria o suficiente para colocar o Intel Core Ultra 9 285K cerca de 1.100 ponto a frente do Ryzen 9 9950X, baseado nos testes em que a própria AMD já havia revelado. Mas, com o processador Zen 5 operando em 230w, sua vantagem é ainda maior, chegando a quase 3 mil pontos a mais que o CPU da Intel.
Vale ressaltar que, com o Ryzen 9 9950X a 160w, a diferença para o processador Arrow Lake operando com consumo 90w maior cairia para menos de mil. Isso é até algo abordado pela AMD na revelação dos processadores Zen 5 para desktop.
Claro que estamos falando de dados não oficiais. Entre as pontuações na imagem abaixo envolvendo os processadores que ainda não foram lançados, o único oficial é o benchmark do CPU da AMD feito por ela mesma e revelado em evento recente.
Segundo um vazamento recente, a Intel estaria preparando 19 SKUs para a série Core Ultra 200 Arrow Lake para PCs de mesa. O Core Ultra 9 285K abordado aqui seria o topo de linha equipado com 24 núcleos e 24 threads, já que o hyper threading foi deixado de lado com os Meteor Lake (mobile).
Esse processador seria equipado também com 4 Xe-Cores nos gráficos integrados Arc, possivelmente usando a segunda geração Battlemage. O TDP base desse SKU seria de 125w. Os 250w alcançados no teste vazado deve ser referente a um perfil de energia máximo, como PL2, por exemplo.
Os processadores Intel Core Ultra 200 Arrow Lake são esperados para outubro deste ano e eles serão os rivais diretos dos AMD Ryzen 9000, que chegam ainda neste mês, mais especificamente no dia 31 de julho.
Via: Videocardz e Adrenaline