A Intel anunciou na última quarta-feira (26) a nomeação de Deepak Patil para o cargo de vice-presidente corporativo e gerente geral de seu grupo Accelerated Computing Systems and Graphics (AXG).
Patil irá suceder Raja Koduri neste cargo de liderança. Ele está saindo da empresa, como foi informado no mês passado pelo da Intel, Pat Gelsinger.
Nova liderança na Intel
Aparentemente as atribuições de Patil serão ligeiramente diferentes das de Koduri ao deixar a Intel, onde ele atuava como vice-presidente executivo e arquiteto-chefe. Patil é o atual diretor de tecnologia e estratégia do Intel Data Center and AI Group, e anteriormente foi vice-presidente sênior da Dell APEX USA. Ele assumirá diretamente o cargo do líder interino da divisão AXG, Jeff McVeigh. Confira abaixo a declaração oficial da Intel:
“A Intel fornecerá produtos competitivos de computação acelerada e construirá sistemas escaláveis com software de programação facilitada em uma cadência previsível. Deepak Patil atuará como CVP e gerente geral dos sistemas de computação acelerada e gráficas (AXG). Deepak ocupou recentemente o cargo de Diretor de Tecnologia e Estratégia da DCAI. Tendo ocupado cargos de liderança sênior em engenharia no setor de alta tecnologia, inclusive como membro fundador do Microsoft Azure e líder do APEX como serviço da Dell negócios, ele entende o papel importante que o software e os ecossistemas abertos desempenham ao permitir que desenvolvedores de aplicativos e provedores de serviços tragam soluções inovadoras para o mercado em escala.
Sua rica experiência em sistemas, software e serviços se baseará na profunda arquitetura de silício e gráficos e especialização em engenharia em AXG, para acelerar o crescimento da posição da Intel nos mercados de IA, HPC e gráficos para clientes. Jeff McVeigh retornará para liderar o Super Compute Group, ao mesmo tempo em que ajudava Deepak em sua nova função.”
A Intel tem dado uma atenção especial ao seu departamento de desenvolvimento de dispositivos gráficos e por isso a empresa tem passado por diversas reestruturações, sendo a maior delas no setor de AXG, que era liderado por Koduri. O investimento em suas novas GPUs foram pesados, segundo relatórios recentes. Isso irá criar proporcionar para que Patil faça a divisão crescer, mas também gera muita expectativa e pressão quanto aos próximos passos dessa divisão sob o seu comando.
A Intel implementou várias reestruturações internas recentemente – a unidade gráfica AXG de Koduri foi um exemplo notável – no final do ano passado ela foi dividida em dois grupos. Patil provavelmente enfrentará muito escrutínio de colegas (e de fora) enquanto dirige o grupo de hardware gráfico reformado, mas a Intel parece estar comprometida com o projeto – relatórios do início deste mês sugerem que o Team Blue investiu pesadamente na próxima geração de arquiteturas de GPU discretas – Battlemage e Celeste.
Via: Tom’s Hardware