Amostras de GPUs Intel Arc “Battlemage” Xe2 foram vistas sendo movimentadas para as instalações de desenvolvimento de SoC da fabricante – como em Bangalore, na Índia e em Xangai, na China. Elas seguem o transporte com o codinome “Churchill Falls”.
Os manifestos de envios têm uma descrição bem reveladora e apontam que as SKUs chamadas de X3 e X4 possuem 448 Execution Units (EU) por 56 núcleos Xe. Levando em consideração que eles mantenham os 128 shaders unificados por núcleo nesta arquitetura, a GPU terá um total de 7.168 shaders unificados – um acréscimo de 75%.
Este suposto resultado sobre as GPUs Intel Arc “Battlemage” Xe2 desconsideram por completo um acréscimo de IPC (instruções por ciclo) e outras possíveis melhorias de arquitetura, o que se torna mais impressionante. Também é citado que ele terá um memory bus de 256-bit – apesar de não especificar o tipo de memória e velocidade.
Considerando que as GPUs Arc Alchemist A770 foram lançadas com 1440p em seu foco, é previsto que a fabricante deseja trazer uma tecnologia capaz de rodar jogos e vídeos em resolução 4K. É esperado também um melhor desempenho de rasterização 3D, ray tracing e com as inteligências artificiais para as placas de vídeo discretas.
Ainda que estas informações sobre as placas Intel Arc “Battlemage” Xe2 empolguem, é importante notar que o manifesto de transporte também apontam que estas amostras são para sua divisão de pesquisa e desenvolvimento – podendo haver alterações, de acordo com os resultados que forem compartilhados entre eles e a engenharia.
A geração Intel Battlemage
Já é de conhecimento público que a Intel deseja realizar o lançamento de sua GPU “Battlemage” Xe2 em conjunto com as CPUs Intel Core Ultra 200V – no fim de 2024. Porém, nada foi dito sobre as placas de vídeo discretas, mesmo já sendo certo de que veremos versões para desktop de sua tecnologia mais atual.
O plano da fabricante é usar sua arquitetura para atingir uma parcela de mercado ainda maior – seja nos notebooks ou para os desktops. Rumores também apontam que a sua intenção é produzir chips semi-customizados para oferecer à Microsoft e Sony – para que sejam utilizados nas próximas gerações de seus consoles.
Fonte: TechPowerUp Via: Adrenaline