O mercado está próximo de receber uma nova versão de placas RTX 4070, dessa vez usando memórias GDDR6 em vez das GDDR6X dos modelos originais. Aproveitando a falta de uma regra específica da NVIDIA, algumas empresas AIB estão optando por não informar essa mudança na caixa dos produtos. A Galax parecia ser uma delas, mas no fim decidiu estampar um adesivo ressaltando o tipo de memória usada em suas novas placas.
A Galax foi uma das primeiras a ter um vazamento, mostrando a existência das novas RTX 4070 antes mesmo da confirmação oficial da NVIDIA. As imagens, entretanto, não mostravam indicativo algum da mudança para GDDR6, que só poderia ser notada por softwares de diagnóstico.
Em seguida tivemos o aparecimento de diversos outros produtos do tipo, igualmente sem indicativos do tipo de memória usada. Em determinado momento pareceu que seria praxe para os produtos, mas algumas AIBs começaram a criar adesivos indicando GDDR6 na caixa.
Agora a Galax começou a enviar suas novas RTX 4070 para a mídia especializada testar o produto. Hassan Mujtaba, do WCCFTech, recebeu uma e mostrou nas redes sociais que, no fim das contas, a empresa optou por colocar um adesivo na caixa mostrando o tipo de memória.
Em breve saberemos a diferença do GDDR6
Obviamente o envio de modelos de RTX 4070 com GDDR6 para reviewers significa que em breve teremos testes de terceiros com as placas. A NVIDIA alega que a performance vai ser “similar” entre os modelos originais e os novos, então vai ser interessante ver as opiniões de pessoas de fora da empresa a respeito.
Ainda que o desempenho seja semelhante, as novas versões da RTX 4070 usam memórias menos avançadas e estão chegando por preços semelhantes – ou até mais caros. Dessa forma, o mínimo que as fabricantes podem fazer é ao menos serem transparentes a respeito do tipo de memória sendo usado em seus produtos.
Fonte: VideoCardz e Adrenaline