A iGPU Arc 140V “Xe2”, que acompanhará a CPU Intel Core Ultra 7 258V, passou por alguns testes de benchmark no Vulkan (Geekbench 6) e teve o seu desempenho comparado ao visto nas NVIDIA GTX 1650.
Ainda que exista a possibilidade de ser apenas uma versão de engenharia, seus resultados finais não devem se afastar muito do que está sendo visto no benchmark. De acordo com os dados apresentados, seu clock alcança 1.95 GHz e usa 17W de TDP em PL1 e 30W em PL2.
Com a pontuação de 34.181 pontos, a iGPU Arc 140V fica poucos pontos abaixo da GPU GTX 1650 e acima do que é visto nas AMD Radeon 780M – baseadas em arquitetura RDNA 3. Para o teste, foi usada uma plataforma de avaliação referência da Intel para chips LNL-M, com 32 GB de memória LPDDR5X on-package.
Vale notar que a iGPU competirá com a arquitetura RDNA 3.5 dos gráficos integrados da linha Ryzen AI 300 – que deve trazer um desempenho mais veloz e um acréscimo no número de unidades computacionais em relação à geração anterior.
Já a Arc 140V da Intel chegará com 8 núcleos Xe2, mas a principal diferença entre o modelo com os demais que chegarão nas CPUs Lunar Lake é a velocidade de clock – atingindo o seu ápice com o Core Ultra 9 288V com 2.05 GHz. Considerando que ainda há tempo até seu lançamento, as coisas podem melhorar com aprimoramentos via drivers.
Soluções gráficas com Intel Lunar Lake
A arquitetura Xe2 das CPUs Intel Lunar Lake é a estreia dos gráficos “Battlemage“, cujo Arc 140V pertence. Com eles, a fabricante almeja um grande salto de desempenho, já afirmando que trariam um aumento de 50% – além de alguns recursos que incluem uma velocidade maior de performance do ray tracing.
Ainda que não tenha uma data de lançamento oficialmente divulgada, vazamentos indicam que eles trarão sua nova geração de processadores com gráficos Xe2 no mês de setembro – após o evento Intel Innovation. É importante notar que a linha “Lunar Lake” é voltada para notebooks e mobile, enquanto o “Arrow Lake” chegará aos desktops.
A fabricante também está trabalhando em versões discretas de suas futuras GPUs Battlemage, mas ainda não há muitas informações oficiais sobre elas e quando a veremos à venda no mercado.
Fonte: WCCFTECH Via: Adrenaline