A AMD prepara um novo recurso para sua ferramenta Curve Optimizer (CO) nos Ryzen 9000 chamado Curve Shaper. É isso que alega Yuri Bubliy (@1usmus), conhecido pelo seu trabalho com software entusiasta para processadores da AMD.
O desenvolvedor entusiasta de Ryzen afirma que o Curve Shaper vai permitir controlar o boost de performance do CO em toda a amplitude de variação de temperatura. “Anteriormente, nós tínhamos que determinar o CO para ser estável em temperaturas baixas e altas”, explica. “Agora tudo vai mudar, nós poderemos controlar o CO ao longo de toda a gama de temperatura”.
O recurso é interessante, em especial, para tensões e temperaturas mais baixas. O VideoCardz explica que o Curve Shaper vai ajudar a impedir que os processadores da série Ryzen 9000 apliquem boost quando o sistema está ocioso em baixas temperaturas.
Bubliy menciona ainda que a novidade deve se integrar ao software de configurações Ryzen Master, da AMD. Assim, dispensa o download de mais um programa, e os usuários terão a opção de configurar diretamente pelo BIOS também.
Quem quiser saber mais sobre o trabalho do desenvolvedor pode acessar sua página no Patreon. É lá que ele disponibiliza seu software Hydra, que traz monitoramento e configurações avançadas para hardware AMD.
Curve Shaper entre várias novidades para os Ryzen 9000
A próxima geração de processadores baseados em Zen 5 da AMD vai trazer muitas novidades interessantes para quem gosta de mexer com overclock e configurações semelhantes.
Conforme divulgado nesta semana mesmo, a série Ryzen 9000 vai marcar a primeira vez que teremos uma CPU com 3D V-Cache e overclock completamente liberado. É isso que indicam rumores sobre os modelos Ryzen 9000X3D.
A chegada dos novos processadores deve ocorrer no fim deste mês, e por isso fabricantes de placas-mãe já preparam seus produtos! Quem usa MSI, ASRock ou ASUS já pode conferir se tem um update de BIOS disponível.
Fonte: VideoCardz Via: Adrenaline