Os primeiros testes nos novos processadores Intel Lunar Lake estão sendo realizados, com a CPU Core Ultra 7 268V aparecendo no Geekbench pela primeira vez.
De acordo com as informações reunidas pelo benchmark, em um dos testes realizados o chip alcançou 2.739 pontos em pontuação single-core e 9.907 em multi-core. Outro que se encontra na plataforma revela que ele atinge 2.713 pontos em single-core e 10.036 de multi-core.
É importante mencionar que a CPU Intel Core Ultra 7 268V são voltadas para o mercado mobile, ou seja, seu potencial será diferente a depender do sistema que está equipado. O que ambos trazem em comum é seu boost máximo, que registrou 4.881 MHz – o benchmark não registra a frequência dos núcleos LP, que devem ter 3,7 GHz adicionais.
Em termos de especificações, o processador Lunar Lake contará com 4 núcleos Lion Cove e 4 núcleos Skymont de baixo consumo. Ele estará equipado com uma iGPU Arc A140V com 8 núcleos Xe2 e, de acordo com a fabricante, seu modo PL1 será de 17W.
Resultados prévios revelam que sua concorrente direta, a CPU AMD Ryzen AI 9 365, se sai melhor que a Intel Core Ultra 7 268V dentro do Geekbench. Porém, ainda assim leve com certo ceticismo – considerando que depende de quanto consumo ambas estavam utilizando nos testes, com o processador da AMD podendo alcançar até os 54W.
Fatos sobre a CPU Intel Core Ultra 7 268V
Outra informação que se faz necessária é que a CPU Intel Core Ultra 7 268V não será a oferta premium da fabricante dentro de sua linha. A corporação pretende trazer o chip 288V com frequência de 5,1 GHz para se tornar a principal opção para gaming e inteligências artificiais.
O objetivo da Intel é produzir a nova linha para bater de frente com o mercado já ocupado pela Qualcomm com seus Snapdragon X e com os AMD Ryzen AI 300, que chegarão no mês de julho. No entanto, ela pretende lançar sua linha Intel Core Ultra 200V “Lunar Lake” apenas no último trimestre de 2024.
A intenção é que tanto o processador Intel Core Ultra 7 268V quanto os demais sejam aprovados pela Microsoft para integrar sua linha de PCs Copilot+.
Fonte: Videocardz