O público sabe muito bem como pode ser útil monitorar as estatísticas e hardware do seu PC, especialmente para otimizar o desempenho em jogos. Mas existe uma forma de monitorar a temperatura do Processador e da Placa de Vídeo do sistema o tempo todo, no cantinho da barra de tarefas do Windows.
Esse tutorial vai apresentar uma forma rápida e prática de fazer isso, usando um software gratuito chamado FanControl que, uma vez instalado, é possível configurá-lo em poucos minutos para exibir as informações desejadas.
Passo a passo para usar o FanControl
Baixe e instale o programa
O primeiro passo a seguir é acessar o site oficial do FanControl em getfancontrol.com e clicar no botão Download V194.
Uma pequena janela vai aparecer pedindo para que você selecione qual a versão você deseja instalar. Você pode selecionar a terceira opção, Fan Control V194 .NET Framework 4.8, baixar o executável no local que preferir e abri-lo e prossiga com a instalação normalmente até abrir o software no seu computador.
Configure os sensores para monitoramento
Na primeira vez que você abrir o programa, uma mensagem com algumas informações sobre como usá-lo vai aparecer. Para prosseguir, basta clicar em Yes.
Logo depois, a janela para configuração dos sensores também já vai aparecer automaticamente. Na esquerda você pode selecionar quais sensores o software deve monitorar.
GPU e CPU provavelmente já estarão selecionadas como padrão, o que é o objetivo, mas você pode selecionar todos eles se quiser. Também é possível alterar essa configuração posteriormente.
Após configurar os sensores, clique em Ok para prosseguir com configurações para controlar as ventoinhas. Se você não quiser passar por essa etapa, basta clicar em Cancel para prosseguir apenas com o monitoramento.
Configure FanControl para iniciar minimizado com o Windows
O próximo passo é configurar a exibição e inicialização do software FanControl. Por sorte, a janela de configurações aparece automaticamente após finalizar os ajustes dos sensores e ventoinhas.
Aqui, você precisa marcar as opções Start at User Log On e também Start minimized. Isso vai fazer com que o software inicie com o sistema, para que você não precise abri-lo manualmente e também já estará minimizado mostrando as informações na barra de tarefas automaticamente.
Configurar a exibição da temperatura na barra de tarefas
Com as configurações iniciais já concluídas, o próximo passo é ajustar a exibição da temperatura dos seus componentes. Para isso, acesse a aba Tray Icons.
Na segunda barra de seleção em que está escrito Add tray icon temperature, você deve clicar e selecionar as temperaturas dos componentes que quer que sejam exibidos na barra de tarefas. No caso do meu sistema, vou selecionar AMD Ryzen 5 3600 para o processador e NVIDIA GeForce RTX 3070 para a placa de vídeo.
Com os sensores selecionados, os indicadores de temperatura já devem estar aparecendo na barra de tarefas. Se você não os encontrar, clique na setinha para mostrar os itens ocultos.
Arraste os itens de índice de temperatura para a barra de tarefas para fixá-las lá permanentemente.
Customize as cores da exibição de temperatura
Este próximo passo é opcional, mas pode ser importante para diferenciar rapidamente os componentes.
Para customizar as cores das temperaturas exibidas, ainda na aba Tray Icons, você deve primeiro desmarcar a caixa Sync icon color with Windows para habilitar a customização.
Agora, basta selecionar cada sensor e configurar a cor para cada um deles. Como o meu sistema tem uma GPU da Nvidia e uma CPU da AMD, usei as cores verde e um tom de vermelho para diferenciar facilmente os dois componentes.
Pronto! Agora o seu computador vai sempre exibir as temperaturas do seu processador e da sua placa de vídeo na barra de tarefas. Se você quiser, também pode adicionar o monitoramento dos outros sensores suportados pelo programa, mas CPU e GPU com certeza são os centrais.
Fonte: Adrenaline