Um novo vazamento aponta que as placas Intel Z890 serão as únicas da nova geração a permitir o overclock das CPUs Arrow Lake (desktop) – também conhecidas como Intel Core Ultra 200.
Na postagem abaixo, compartilhada pelo usuário “jaykinh0“, nota-se que o recurso IA e BCLK OC – responsável pelos ajustes de tensão para núcleos x86 e de base clock – só estará disponível no modelo e seguirá ausente nos demais chipsets.
Como pode ver acima, teremos cinco modelos de placas-mãe no mercado nesta geração: as Intel Z890 (premium), a W880 (workstation), Q870, Z860 (econômica) e a H810 (entrada). Considerando que a Z860 permite ao menos o overclock de memória, é notável que isso nenhuma opção de boost será vista nas mobos Q870 e H810.
Apesar da postagem indicar que “não haverá SKUs H810”, nas respostas ele corrige e afirma que na verdade não teremos modelos H870 para esta nova geração.
Prepare seu bolso para o chipset Intel Z890
Apesar das informações sobre o chipset Intel Z890 e o suporte ao overclocking de processadores Arrow Lake serem especificações preliminares, ou seja, sujeita a mudanças, provavelmente isto não ocorrerá por já terem sido adotadas por algumas parceiras comerciais da fabricante e reveladas dentro da Computex 2024.
Isso significa que se o usuário deseja levar suas CPUs Intel Core Ultra 200 até o limite, é bom juntar um pouco mais de dinheiro para garantir o modelo premium – já que ela não deve chegar em um preço “razoável” (em estimativas, já que seus valores não foram divulgados até o momento).
Expandindo a linha de placas-mãe
É possível notar nas especificações que o chipset Intel W880 será o único que terá suporte às memórias DDR5 ECC. Além disso, tanto ela quanto a Z890 terão suporte a 48 PCIe lanes, enquanto o modelo H810 terá apenas 24 PCIe lanes.
Já a B860 terá PCIe 5.0 x16 e interfaces x4 através da CPU – indicando que a Z890 não será a única a ter 5.0 potencial em configurações de GPU e SSD. No entanto, utilizá-la significa que o usuário não terá acesso ao PCIe 4.0 x4 secundário através da CPU.
É esperado que as placas-mãe Intel Z890 sejam lançadas ainda em 2024, ao lado dos processadores Arrow Lake “K”. As demais, provavelmente, chegarão apenas no início do próximo ano. Mais detalhes devem ser revelados durante o Innovation, evento anual que a fabricante apresenta no mês de setembro.
Fonte: TweakTown, Videocardz e Adrenaline