Depois de rumores e vazamentos, agora temos as primeiras imagens de ainda mais uma variante da RTX 4070, agora com memórias GDDR6. Como mostra a marca d’água, as imagens foram obtidas pelo VideoCardz, que confirma que a Galax é a primeira parceira da Nvidia a oferecer um desses modelos.
O nome oficial da placa é Galax GeForce RTX 4070 OC 2X. Ou seja, não há um indicativo evidente de que se trata de uma versão com memórias GDDR6 em vez de GDDR6X. A caixa também não parece trazer a informação destacada pelo que dá para ver nas imagens.
Tornando a vida do comprador ainda mais difícil, a capacidade de memória dessa variante também é a mesma – 12GB. O bus também é mantido em 192-bit, mas há uma pequena redução na velocidade, que passa de 21Gbps para 20Gbps na variante GDDR6.
Curiosamente, a GPU recebe um novo nome, mas mantém as exatas mesmas specs, segundo o VideoCardz. Ainda são 5888 núcleos CUDA, mas o modelo novo usa uma AD104-251, enquanto a versão original termina em 250.
Aparentemente, essas são as únicas diferenças entre a nova RTX 4070 e o modelo original. A placa mantém o mesmo clock, mesmo design e mesmo conector de energia. Provavelmente a Galax não espera diferenças muito perceptíveis na performance.
Variedade de modelos RTX 4070 pode causar confusão
A popularidade da RTX 4070 resultou em uma variedade fora do comum para este modelo específico de GPU Nvidia. Entre versões Super, Ti e originais, pode começar a ficar difícil saber exatamente qual placa se está comprando.
O pessoal do VideoCardz até organizou uma tabela mostrando as diferentes versões:
Podemos estimar que a Nvidia aposta tanto neste modelo porque ele vende, mas talvez o atraso na chegada de uma nova geração de GPUs tenha papel nisso também. As próximas placas Blackwell para PCs domésticos antes eram previstas para o fim de 2024, mas agora já se fala em um lançamento somente em 2025.
Fonte: Adrenaline