A AMD deve continuar mexendo em seu lineup de processadores baseados em Zen 3. Segundo registros no EEC (Eurasian Economic Commission), um Ryzen 5 5500X3D vem aí, mas detalhes sobre quando e suas configurações, ainda não sabemos.
Nem tudo o que aparece registrado no EEC acaba chegando ao mercado. Mas, se nesse caso for algo real, estamos falando do quarto integrante da série Ryzen 5000 com a tecnologia 3D V-Cache e, provavelmente, aquele que teria a menor configuração entre eles.
Na verdade, até temos uma possível configuração para esse SKU, segundo um rumor de novembro do ano passado. A informação não oficial dizia que o Ryzen 5 5500X3D teria a mesma quantidade de memória cache do Ryzen 5 5600X3D, que é de 96 MB. O CPU manteria os 6 núcleos e 12 threads da série e clocks de 3.6 a 4.0 GHz, um pouco menos que a versão base.
Ryzen 5 5500X3D oferecia bom nível de desempenho
Segundo testes do Hardware Unboxed com o Ryzen 5 5600X3D, CPU que não chegou a todos os mercados, o atual SKU de entrada com a tecnologia 3D V-Cache da AMD chega a entregar desempenho parecido de seus irmãos mais fortes, os Ryzen 7 5700X3D e 5800X3D.
Comparado com sua versão base, o popular Ryzen 5 5600X, a versão X3D entrega até 50 FPS a mais em jogos, um grande incremento de performance. Portanto, se o Ryzen 5 5500X3D for real, ele levaria o aumento de performance da tecnologia para um segmento mais barato, mesmo custando mais que a versão base.
Seria uma boa adição ao lineup AMD Ryzen 5000X3D, já que seria o modelo de entrada com a tecnologia e, consequentemente, o mais acessível. Isso, claro, se ele não ficar restrito a certos mercados, ou ainda chegar exclusivamente para segmentos específicos, como o de PCs OEM, por exemplo.
A tecnologia AMD 3D V-Cache
O 3D V-Cache é uma solução para a limitação do espaço dentro do die do CPU, viabilizando quantidade maiores de cache na mesma área do processador. Ele consiste em empilhar sobre o die do processador um novo silício com grandes quantidades de memória, se comunicando com os núcleos do processador.
O resultado é que esse “segundo andar” torna possível impressionantes 96MB de L3 cache, os 32MB já presentes na topologia original mais 64MB empilhados acima, acessíveis com grande largura de banda e baixíssima latência pelos núcleos do processador.
Com tanto espaço, aumenta a quantidade de vezes que um dado que o processador precisava ainda estar disponível no cache, e consequentemente, mais performance. Um dos cenários com maior potencial de ganho é bastante comum ao público do Adrena: games.
Não existe qualquer estimativa para a chegada do possível Ryzen 5 5500X3D até o momento.
Via: Videocardz e Adrenaline