A AMD pode enfim dar uma atenção ao segmento de entrada de processadores para sua plataforma AM5. Segundo rumores, a empresa deve trazer de volta um Ryzen 3 ou Athlon fabricado em 7nm por valores abaixo dos US$ 100.
A informação vem do Bits & Chips, que infelizmente não se aprofunda em detalhes além desses. Então, podemos apenas especular em torno deste rumor inicial.
Os núcleos Zen 5 da geração atual são fabricados em 4nm, enquanto o processo de 7nm era usado em Zen 2 e Zen 3. Isso significa que é uma litografia mais “madura”, o que geralmente resulta em um aproveitamento melhor na produção dos chips. Por sua vez, isso resulta em economia para a empresa e preços menores para o produto final.
O pessoal do WCCFTech vai além no exercício de futurologia e tenta especular quantos núcleos podemos esperar em um Ryzen 3 ou Athlon para AM5. Visto que a menor configuração dos Ryzen 9000 vai trazer 6 núcleos, poderíamos esperar um Ryzen 3 com 4, ou um Athlon com até menos, apenas 2.
Sendo otimista, o site levanta a possibilidade de vermos 6 núcleos nessa CPU misteriosa de entrada, já que ela vai usar um processo atualmente mais barato. De todo modo, no momento temos apenas especulações.
Ryzen 9000 em 31 de julho
A AMD enfim confirmou oficialmente que sua nova geração de processadores Ryzen chega em 31 de julho. Não é de se esperar, no entanto, que teremos informações sobre uma possível nova CPU budget neste momento.
A fabricante deve lançar primeiro os já conhecidos Ryzen 9, 7 e 5. Como somente agora estamos ouvindo falar de uma possível opção mais de entrada para a plataforma AM5, o mais provável é que só veremos novidades oficiais sobre esse componente depois. Ainda mais se estivermos mesmo falando de um Athlon.
Enquanto isso, os vazamentos sobre a performance dos processadores Zen 5 da AMD não param de aparecer.
Fonte: WCCFTech Via: Adrenaline