A AMD anunciou hoje (25) sua nova linha de processadores Z1 Series com foco em consoles portáteis para jogos de PC. Inicialmente foram divulgados dois modelos, o Ryzen Z1 e o Ryzen Z1 Impact que irão equipar futuros lançamentos da indústria. O primeiro modelo comercial que utilizará o Z1 Impact é o ROG Ally, que terá novidades no seu lançamento global em 11 de maio.
Os processadores Ryzen Z1 utilizam arquitetura Zen 4 e trazem gráficos integrados baseados em arquitetura RDNA 3, oferecendo o que há de mais novo em tecnologia dentro da AMD.
O AMD Ryzen Z1 é o modelo mais básico anunciado, ele será equipado com 6 núcleos e 12 threads com 4 compute units AMD RDNA 3 e um cache de 22 MB, oferecendo 2,8 TFLOPS, enquanto o AMD Ryzen Z1 Extreme possuiu processador de 8 núcleos e 16 threads e será equipado com 12 compute units e um cache de 24 MB, com desempenho de até 8,6 TFLOPS.
Os modelos são compatíveis com memória LPDDR5 e LPDDR5X para uma latência baixa nos games e também oferecem total suporte a USB4 para garantir conectividade de última geração.
Desempenho do Ryzen Z1 e compatibilidade
A empresa garante alto desempenho com o Z1 Extreme rodando jogos a 1080p com configuração baixas, aproveitando também de seus recursos como AMD Radeon Super Resolution 2, Radeon Chill, Radeon Image Sharpening 3 e o AMD Link. Além de oferecer tecnologia de gerenciamento inteligente de energia para prolongar a jogatina.
Também foi exaltado durante o anúncio a possibilidade de rodar centenas de jogos do Xbox Game Pass diretamente dos portáteis que utilizem processadores Z1, graças a arquitetura x86 e a total compatibilidade com o Windows 11.
Roanne Sones, chefe de hardware do Xbox, exalta a possibilidade de colocar o Xbox Game Pass em mais plataformas: “No Xbox, colocamos o jogador no centro, oferecendo a escolha da experiência e do dispositivo que melhor atendem às suas necessidades de jogo”.
A compatibilidade com Windows coloca o Ryzen T1 compatível com Steam, Epic Games Store e outras lojas de jogos, além de diversos launchers como o da Riot Games e o da Rockstar Games.
Conforme também anunciado hoje, o ROG Ally da Asus terá maiores detalhes revelados em 11 de maio, onde saberemos mais das especificações do aparelho e também seu preço e disponibilidade.
Shawn Yen da Asus falou sobre o uso dos novos processadores no novo ROG Ally: “Com os novos processadores Ryzen Z1 Series, estamos trabalhando com a AMD para fornecer a potência, os recursos visuais e a eficiência necessários para permitir uma experiência de jogo portátil superior – esteja você viajando, indo para o trabalho ou simplesmente querendo jogar sem restrições.”
Via: AMD