Um manifesto de transporte tem circulado na internet depois que um de seus documentos revelou informações sobre um possível AMD Threadripper 9000. Também conhecido pelo codinome “Shimada Peak”, o componente teve alguns de seus detalhes revelados, como a contagem de 96 núcleos Zen 5.
É o mesmo número de núcleos presentes na última iteração do Threadripper, mas dessa vez a arquitetura passa de Zen 4 para Zen 5. O pessoal do TechPowerUp aponta que veremos, então, 8 cores por CCD (Core Chiplet Design).
A circulação de um Threadripper 9000 que gerou essa documentação de transporte não significa, necessariamente, que logo veremos um anúncio oficial do processador. Na verdade, já se espera que a AMD vai falar de alguns de seus produtos em outubro, mas a lista fala apenas de Ryzen AI 300 Pro, Epyc Turin e da MI325X Instinct. Depois disso o próximo grande evento acontece só em janeiro – a CES.
Enquanto isso, a AMD não fez comentários sobre os modelos Threadripper de seus processadores voltados para HEDT. Um vazamento de roadmap do ano passado indica que veremos os “Shimada Peak” somente em 2025.
Threadripper com Zen 5 deve se destacar em HPC
Como se sabe, a geração Ryzen 9000 de processadores da AMD baseados em Zen 5 não chegou se destacando em seu desempenho para jogos. A nova arquitetura, no entanto, tem se saído bem em funções mais voltadas para o trabalho, como Machine Learning e processamento HPC e de bases de dados.
Dessa forma, o Threadripper 9000 pode acabar chamando a atenção como uma alternativa aos Epyc para uso profissional. A contagem de 96 núcleos, aliás, é a mesma do Epyc 9654, que liderava a série no ano passado.
Falando nos Epyc, esses sim têm aparecido em diversos vazamentos. Com mais de 120 núcleos Zen 5, o Epyc 9755 já teve até resultados de benchmark sendo divulgados recentemente.
Fonte: Adrenaline