A próxima geração de GPUs Arc da Intel, atualmente conhecidas como Battlemage, será fabricada no processo de 4nm da TSMC, segundo informações do DigiTimes. Isso representa um salto em relação ao processo de 6nm usado na geração atual, a Alchemist.
Apesar de vazamentos de benchmark não muito promissores, a Intel parece interessada em levar o mercado de GPUs mais a sério com suas Battlemage. Equipadas com arquitetura Xe2, as placas de vídeo vão oferecer diversos novos recursos, de acordo com os rumores. É isso que mostra a lista a seguir, organizada pelo WCCFTech:
- Até 50% mais performance em relação à Alchemist
- Subsistema de memória e compressão de nova geração
- Ray tracing melhorado
- Melhorias na microarquitetura
- Tecnologia de renderização baseada em ML de nova geração
- Capacidades mais recentes do DeepLink
- Mirando em jogatina de performance e entusiasta
Algumas das informações acima entram em contradição com rumores anteriores. Em janeiro deste ano, foi reportado que a GPU Battlemage topo de linha não seria capaz de entrar na disputa contra as mais poderosas placas da Nvidia ou AMD.
De todo modo, se a informação sobre a litografia da GPU se confirmar, mostrará um comprometimento da Intel com avanços em sua nova arquitetura. A própria TSMC promete que seu processo de 4nm oferece 11% mais desempenho que o de 5nm, então o salto em relação aos 6nm da Alchemist será considerável.
O manifesto Battlemage
As altas expectativas em torno da próxima geração de placas de vídeo Arc da Intel se deve, em parte, a um manifesto de transporte que vazou no início deste mês. O documento revela duas SKUs, com um incremento impressionante em seu número de shaders.
Os documentos possivelmente falam de amostras de engenharia, no entanto. Ou seja, há boas chances de vermos mudanças na configuração final das placas que realmente chegarão às prateleiras. Falando nisso, a Intel prometeu as novas GPUs Battlemage para o fim deste ano.
Via: WCCFTech