A Intel está trabalhando ao menos com cinco GPUs Battlemage (BMG), de acordo com a atualização de kernel Xe DRM-Next Graphics. Com o patch, cinco IDs de PCI foram submetidas e estão diretamente ligadas às próximas soluções gráficas da fabricante. São elas as listadas abaixo:
- 0xE202;
- 0xE20B;
- 0xE20C;
- 0xE20D;
- 0xE212
Todas elas foram registradas dentro do suporte ao Linux 6.11, com um avanço significativo da corporação em dar suporte ao sistema operacional de código aberto. A estimativa é de que, quando as placas de vídeo e gráficos integrados chegarem ainda em 2024, seu desempenho seja estável dentro da plataforma.
É importante notar que estas IDs não necessariamente indicam que estas serão as versões finais das GPUs Intel Battlemage em seu lançamento. É possível que o registro tenha sido realizado para alguma versão de engenharia ou outros propósitos, ao invés de estarem voltadas à própria SKU que chegará aos consumidores.
Até o momento em que este texto foi escrito, a fabricante está trabalhando apenas em atualizações para dar suporte aos gráficos BMG para displays. Uma das descobertas que foram realizadas dentro destes updates é que as novas placas de vídeo não terão suporte ao modo DisplayPort UHBR20, por exemplo.
Encurtando as GPUs Intel Battlemage
Se compararmos a lista de GPUs Intel Battlemage com o que foi lançado na geração Arc Alchemist, a quantidade é relativamente pequena. Neste aspecto, há duas hipóteses: ou o registro não engloba todos os produtos BMG que chegarão ao mercado ou eles trabalharão com um lançamento reduzido.
Rumores já indicam a segunda opção, revelando que a fabricante diminuirá a escala de SKUs para gráficos e que ela pode não lançar variantes AIB (add-in-board) para o mercado mobile. Isto explicaria a pouca quantidade de IDs registradas, assim como o silêncio da empresa em relação aos modelos “Pro” para workstations nesta nova geração.
A linha Arc Battlemage (Arc-B) está prevista para chegar ao mercado em 2024 ao lado dos processadores Intel Core Ultra 200V (mobile) e posteCPU Intel Core Ultra 7 268V tem resultados de benchmark reveladosriormente para o desktop. Mais informações devem ser apresentadas ao público durante o evento Innovation – que ocorrerá no mês de setembro.
Fonte: Videocardz e Adrenaline