A Valve, quando iniciou a produção do Steam Deck, nunca imaginou que o seu portátil pudesse ajudar em zonas de conflito dentro de uma guerra. Porém, é exatamente o que está acontecendo. O site GamingOnLinux revelou que os soldados da linha de frente na Ucrânia estão usando o aparelho para controlar remotamente as suas torretas através do sistema “Sablya”. O que acontece é que este foi o sistema favorito que os soldados encontraram para dominar o equipamento com precisão – a interface de sua tela, analógicos, botões traseiros e até a combinação que existe entre o layout dos botões que o portátil carrega e as funções oferecidas pelo software que controla a arma. Isso já tomou toda a mídia e até desenvolvedores estão comentando sobre o assunto. As fotos, divulgadas pelo TPO Media, foram compartilhadas por Sergey Mohov – designer de gameplay da Remedy Entertainment, com a seguinte frase: “Esta torreta automática foi o melhor uso do Steam Deck que já vi até hoje”.
Sablya e Steam Deck
De acordo com as forças militares da Ucrânia, o equipamento permite que o usuário enfrente os inimigos de uma distância considerável. “Sablya é uma torreta ucraniana automatizada via controle-remoto com design que possibilita ser instalada em objetos estáticos ou veículos. A Coordenação Sable é feita através do controle, câmera e um monitor, permitindo que estejam em até 500m de distância da plataforma enquanto preserva a vida de seu operador”.
Com o uso do Steam Deck, é ainda mais fácil abater alvos como drones que estão sobrevoando abaixo das nuvens e diversas outras adversidades que encontram no campo de guerra contra a Rússia.
Fonte: Tech Power-Up