Versão do AGESA 1.0.0.7 está a caminho com suporte a APUs Raven...

Versão do AGESA 1.0.0.7 está a caminho com suporte a APUs Raven Ridge

Compartilhar

AMD prepara um novo AGESA para suas placas-mãe AM4. O AGESA é o código principal da BIOS em mainborads voltadas a processadores Ryzen, e de acordo com informações divulgadas no forum Overclock.net a próxima versão, o AGESA 1.0.0.7, vai trazer suporte aos processadores Raven Ridge. A postagem foi feita pelo overclocker “elmor”, que trabalha atualmente com a equipe da ASUS ROG e respondia uma questão sobre a Crosshair VI.

Os processadores Raven Ridge são baseados na microarquitetura Zen mas, diferente dos modelos Ryzen lançados até o momento, eles irão trazer gráficos integrados. De acordo com um suposto slide da AMD vazado recentemente, os Raven Ridge só devem chegar 2018, trazendo até 4 núcleos Zen e até 11 Compute Units Vega para o processamento gráfico.

O AGESA deve receber uma reforma geral em seu código, algo que irá tornar mais fácil o suporte a futuras CPUs Raven Ridge e também Pinnacle Ridge. Os processadores Pinnacle Ridge serão a próxima geração dos processadores Ryzen, com ganhos de performance sobre a geração atual.

Uma das principais novidades dessa nova geração de placas-mãe e CPUs da AMD é a unificação do soquete tanto para CPUs quanto para APUs. A nova versão do AGESA trazendo suporte tanto para o Raven Ridge quanto o Pinnacle Ridge mostra que talvez não esteja muito distante novidades tanto na linha Ryzen quanto nos processadores com gráficos integrados da AMD.