Vaza imagem do socket AM4, que será utilizado nas CPUs e APUs...

Vaza imagem do socket AM4, que será utilizado nas CPUs e APUs da arquitetura Zen

Compartilhar

A partir deste ano a AMD promete competir de forma mais acirrada com a Intel no mercado de processadores, graças as suas CPUs e APUs baseadas na arquitetura Zen. Inclusive na Computex 2016 a companhia exibiu o primeiro processador baseado nessa arquitetura, além de revelar algumas informações importantes como por exemplo que esses novos chips serão capazes de entregar 40% mais IPC (instruções por ciclo) do que a geração anterior (Vishera).

O socket que irá abrigar esses novos processadores é o AM4, que unificará CPUs e APUs, o que significa que o usuário poderá migrar facilmente entre esses dois tipos de processadores, abrindo margem para um leque enorme de upgrades. O TechPowerUp, conseguiu fotografar uma imagem do novo socket, que deixa claro algumas mudanças radicais em relação ao que conhecemos atualmente. A mais impactante delas é que na foto não aparece o chipset, e isso tem um porquê, os processadores Zen irão transportá-lo para o processador, uma mudança similar ao que aconteceu com o controlador de memória, há alguns anos.

Outro ponto interessante é que o socket AM4 utilizará 1331 pinos, um senhor aumento em relação aos 942 pinos do AM3+ e 906 pinos do FM2+. Porém, a AMD manterá o modelo PGA, isto é, os pinos são posicionados diretamente no processador, e não na placa-mãe como ocorre com o modelo LGA.

As primeiras CPUs baseadas na na arquitetura Zen serão lançadas no final de 2016, enquanto as APUs chegarão ao mercado a partir de 2017. Está ansioso? Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: hardware.com.br