USB Tipo-C 3.2 trará velocidade de 20 Gbps, o dobro da geração...

USB Tipo-C 3.2 trará velocidade de 20 Gbps, o dobro da geração atual

Compartilhar

A USB 3.0 Promoter Group, associação formada por empresas como HP, Intel, Microsoft e Apple para desenvolver a conexão, anunciaram uma nova especificação para o USB Tipo-C, o USB 3.2.

O novo padrão tem como principal novidade o suporte para transferências em múltiplas faixas, com operações em duas camadas de 5 Gbps ou duas de 10 Gbps. Com isso, será possível alcançar a velocidade de 20 Gbps, o dobro do que temos nos cabos USB Tipo-C atuais.

Além disso, a nova especificação será compatível com os mesmos cabos utilizados em aparelhos desta geração. Graças a isso, dispositivos compatíveis com o USB 3.0 e 3.1 também vão tirar proveito da velocidade maior.

“Quando introduzimos o USB Type-C no mercado, pretendíamos garantir que os cabos e conectores que fossem certificados para SuperSpeed USB ou SuperSpeed USB 10 Gbps dariam, como esperado, suporte a USB de desempenho mais elevado conforme novas gerações de USB 3.0 fossem desenvolvidas. A atualização USB 3.2 entrega o próximo nível de performance”
– Brad Saunder, presidente do USB 3.0 Promoter Group

O lançamento do USB 3.2 deve acontecer só no final do ano, com novos produtos utilizando a tecnologia chegando em 2018. Mais informações sobre o padrão mais veloz serão reveladas no USB Developer Days, evento que ocorre em setembro de 2017.