Top 5: placas-mãe Mini-ITX incríveis

Top 5: placas-mãe Mini-ITX incríveis

Compartilhar

Um dos maiores burburinhos no mundo do hardware nos últimos tempos são as Steam Machine, PCs equipados com o sistema operacional da Steam (Steam OS), que é baseado em Linux, e o Steam Controller, um joysitck especial desenvolvido pela Valve.

A principal intenção da Steam com essas maquinas é criar um rival para os consoles de mesa, e para isso o próprio projeto das Steam Machine lembram e muitos aos consoles (vide por exemplo a Steam Machine da Alienware). Além da possibilidar de comprar uma Steam Machine pronta (o que demanda muita grana) o usuário tem a possibilidade de comprar peça por peça e montar a sua própria configuração.

Muitas pessoas ainda tem um certo receio entre as versões full e as mais “baixinhas” dos componentes. Entretanto, atualmente é possível adquirir hardware de ponta em versões mais compactas. Neste artigo iremos listar um top 5 de placas-mãe do formato mini-ITX, que traz como grande característica o seu tamanho reduzido, porém, mantendo especificações de ponta, e que poderiam ser usadas facilmente em um projeto de um PC compacto, um HTPC e até uma Steam Machine.

Vale lembrar que existem soluções ainda mais compactas que as placas Mini-ATX, como por exemplo as Nano-ITX, Pico-ITX, e o formato NUC, que é utilizado nos computadores compactos da Intel.

 

ASUS ROG Maximus VIII Impact:

Começamos a nossa seleção com a Maximus VIII Impact da ASUS, que faz parte da linha ROG da companhia, muito conhecida pelos seus componentes de alto desempenho. A Maximus VIII Impact é baseada no chipset Z170, o que garante a compatibilidade com os processadores Skylake da Intel. compatibilidade com memórias DDR4, dividios entre dois slots que suportam módulos de até 4133 MHz.

Há também um conector PCI-Express x16, conector M.2, SATA, conectividade Wi-Fi, customização de performance 5-Way Optimization, para facilitar o overclock.Dentre alguns dos recursos de ponta encontrados na placa, destaca-se o SupremeFX Impact III, tecnologia que permite um alta qualidade sonoroa, um item essencial nas horas da jogatina.


MSI Z170I Gaming Pro AC

A nossa próxima opção é a Z170I Gaming Pro AC, da MSI que assim como a primeira opção da ASUS, conta com o suporte aos processadores Skylake, o grande lançamento da Intel em 2015. A Gaming Pro AC oferece suporte a memórias DDR4 via dual-channel com o recurso Boost Technology da própria MSI, áudio integrado de 8 canais e um conector PCI-Express x16. Há também quatro portas SATA III, um slot M.2, seis portas USB 3.0, uma porta USB 2.0, conectividade Bluetooth 4.1, Ethernet e Wi-Fi 802.11ac.


 

ASRock X99E-ITX/ac

A ASRock lançou esse ano uma placa mini-ITX que cumpre bem o papel em relação a ser uma boa opção para computadores compactos. Essa placa traz consigo o suporte aos processadores Intel Haswell-E, graças ao chipset X99. Na X99E-ITX há dois slots de memória para módulos DDR4 de até 3200 MHz, áudio 7.1 canais em HD, 1 concetor PCI-Express x16, 6x SATA III, 1x eSATA, 1x SATA Express, 1x Ultra M.2. Seguindo os padrões mais recentes de concetividade USB, este modelo traz 2x conectores USB 3.1, além de 6x USB 3.0, 4x USB 2.e 2x concetores Ethernet,. Assim como a grande maioria das placas da ASRock, este modelo conta com os componentes de alta qualidade, seguindo a chancela Super Allow da companhia.


 

Gigabyte Z170- Gaming 5:

A linha G1 Gaming da Gigabyte tem um representante de peso quando nos referimos a modelos mini-ITX. A Z170 Gaming 5 suporta os processadores Skylake da Intel, além de garantir ao usuário a compatibilidade com as memórias DDR4, permitindo inclusive configurações dual-channel em um total de 32 GB. Há também um conector PCI-Express x16, 6x SATA III, 2x SATA Express, 1x conector M.2. Em relação a conectividade a placa também impressiona graças ao controloador de rede Killer 2200, além é claro do Bluetooth 4.1 e Wi-Fi 802.11ac

A Z170-Gaming 5 também conta com duas portas USB 3.1, uma no formato do tipo A, e uma no novo padrão reversível (tipo-C), além do novo padrão USB 3.1, há tambpem quatro portas USB 2.0.

 


 

MSI A88XI AC:

Embora o número de modelos de placas mini-ITX seja bem mais variados para os processadores da Intel, é possível encontrar boas opções para as CPUs da AMD, como é o caso da A88XI AC da MSI. Este modelo está preparado por exemplo para as APUs Kaveri, graças ao seu chipset A88X e o socket FM2+, além de permitir a instalação de até 32 GB de memória DDR3, graças aos dois slots disponíveís. Há também um concetor PIC-Express x16, 1x mini-PCI-Express, 4x SATA III e 4x SATA USB 3.0.

Em relação a conectividade, como o próprio nome da placa sugere, há suporte nativo ao Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth, além do modo LAN, comandando através do chipset Realtek RTL8111G.

Fonte: Hardware.com.br