Segredos industriais de AMD, Nvidia, Xbox One e PS4 são roubados da...

Segredos industriais de AMD, Nvidia, Xbox One e PS4 são roubados da TSMC

Compartilhar

A Taiwanese Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), responsável pela fabricação de chips para algumas das maiores empresas do mundo, teve seus segredos industriais roubados, e o principal suspeito é um ex-engenheiro da empresa. E não se trata de qualquer segredo: são informações proprietárias e outros materiais relacionados a fabricação de placas de vídeo de AMD e Nvidia, incluindo os chips dos consoles Xbox Onee PlayStation 4.

Um ex-engenheiro da TSMC, identificado apenas pelo nome de Hsu, foi preso na China como suspeito do crime. Ele tinha aceitado um emprego na Shanghai Huali Microelectronics (HLMC), uma empresa chinesa relativamente menor, mas foi detido antes de começar lá.

Os segredos roubados dizem respeito ao processo de fabricação placas de vídeo em 28 nm. A TSMC era a única fornecedora de chips para a Nvidia nas gerações GTX 600, 700 e 900, todas fabricadas em 28 nm.

O mesmo é verdade para a AMD, que só utilizava chips feitos na TSMC nas suas linhas HD 7000, R 200 e R 300. Essa é a mesma litografia usada nas placas de vídeo dos consoles PlayStation 4 e Xbox One originais, lançados em 2013. O que significa que, caso a HLMC tenha colocado as mãos nos arquivos, eles agora possuem a expertise para fabricar chips nesse estilo.

E tudo indica que eles de fato tenham conseguido. Afinal, de acordo com o site Digi Times, a HLMC contratou uma equipe de cerca de 50 engenheiros de pesquisa da United Microelectronics (UMC) no começo do ano. O objetivo deles com isso era agilizar ao máximo a sua entrada no ainda muito lucrativo mercado de chips de 28 nm.

De acordo com o site da companhia chinesa, eles já estão fabricando silício nessa litografia. “As habilidades de processo de tecnologia da TSMC cobrem processos de 55 nm, 40 nm e 28 nm, com a capacidade máxima de 35 mil wafers por mês”, diz a seção “about us” do site.


Fabricado pela AMD, chip do PS4 foi substituído por um mais eficiente no PS4 Slim

TSMC ainda é principal fornecedora de gigantes dos EUA
Mesmo com toda essa confusão, a TSMC ainda é a principal fornecedora de muitas gigantes da tecnologia nos EUA. A Nvidia, por exemplo, ainda fabrica seus wafers de 16 nm para as placas Pascal da série GTX 1000.

Apesar de ter mudado para a Samsung nas últimas gerações, a Qualcomm ainda tem alguns chips mais antigos feitos pela companhia. O chip Apple A10, usado no iPhone 7 e no iPhone 7 Plus, também é feito pela fábrica de Taiwan.


Assim como o chip do PS4, o SoC do Xbox One também foi projetado pela AMD e produzido na TSMC

De acordo com o site WCCF Tech, o grande risco de segredos serem roubados está na possibilidade de alguma outra fabricante criar uma cópia idêntica de um desses chips ou produtos, porém vendê-los a um menor preço.

Via: Digi Times