Rumor: Samsung utilizará GPUs NVIDIA ou AMD em seus processadores Exynos

Rumor: Samsung utilizará GPUs NVIDIA ou AMD em seus processadores Exynos

Compartilhar

Atualmente muito tem se discutido em relação ao falta de inovação no mercado de smartphones, já que os aparelhos estraram numa espécie de ciclo vicioso de especificações, com as já tradicionais renovações de processador, RAM, câmeras entre outras coisas. Mas é claro que o quesito especificações têm a sua importância, já que serão os responsáveis por lidar com recursos como a realidade virtual, que ainda está em sua fase inicial.

Agora imagine o cenário onde uma GPU NVIDIA ou AMD compõe o processador daquele smartphone que você está desejando comprar? De acordo com alguns rumores isso será possível, pelo menos em smartphones da Samsung, já que a companhia sul-coreana estaria em processo de negociação com as duas maiores companhias responsáveis por GPUs para determinar qual será a escolhida para fazer parte do chip Exynos, que é produzido pela própria Samsung.

No início do ano fizemos um artigo comentando que a guerra dos smartphones esquenta a necessidade de um hardware altamente direcionado. Essa questão do altamente direcionado é em relação a transição da terceirização para a fabricação própria, assim comoSamsung e Apple por exemplo, investem em chips próprios, no futuro esse será um grande diferencial, o hardware que é desenhado especificamente para uma nova linha de produtos.

Esses rumores de que a Samsung trocará as GPUs Mali por opções da NVIDIA ou AMD, também levanta a tese que a companhia aos poucos abandonárá os chipsSnapdragon, dando prioridade ao Exynos, om uma GPU mais potente o chip pode se tornar ainda mais relevante no mercado, ainda mais que a Sasmung investe forte em realidade virtual, com o headset Gear VR, compatível com uma grande série de smartphones Galaxy.

Entre NVIDIA e AMD, as negociações estariam pendendo mais para o lado da NVIDIA, devido a arquitetura Pascal, que foca mais no segmento de alta performance, diferente da AMD com Polaris, que envolve uma gama de usuários mais focada no custo/benefício.

 

Mas não pense que essa transição para GPUs NVIDIA ou AMD está próxima, além de ser um rumor, já que a Samsung ainda não confirmou nada, a previsão é que se for feita, essa transição acontecerá somente em 2018, quando provavelmente o Galaxy S9 será lançado.

Fonte: hardware.com.br