Rumor: primeiro processador da Intel equipado com chip gráfico da AMD será...

Rumor: primeiro processador da Intel equipado com chip gráfico da AMD será lançado ainda este ano

Compartilhar

Em dezembro do ano passado um rumor pegou os aficionados por hardware de surpresa: Intel utilizará tecnologias da AMD nas próximas iGPUs de seus processadores. Esse boato foi levantado por Kyle Bennett, editor-chefe do site HardOcp, que disse que ambas as companhias já teriam assinado acordo para que o chip gráfico integrado dos processadores Intel conte com tecnologias Radeon Graphics, da AMD.

De acordo com as novas informações reveladas por Bennett, o primeiro processador Intel com uma iGPU AMD será lançado até o fim de 2017. Esse chip seria baseado na arquitetura Kaby Lake, e diferentemente do que a Intel faz, colocando a CPU e a GPU em um único die, a solução adotada será multi-chip, um die para CPU e outro para GPU, permitindo que a AMD entregue a parte gráfica pronta para a Intel.

Obviamente a Intel quer manter essa parceria em segredo, então não espere que na caixa do processador tenha alguma menção à tecnologia Radeon Graphcis. Dependendo do acordo, a Intelnão é obrigada a fazer essa divulgação, ela pode apenas pagar pelo licenciamento da tecnologia.

Esse negócio pode ser altamente interessante para a Intel e bom para a AMD. No lado da Intel, é bem óbvio os benefícios, melhorar a tecnologia gráfica dos seus chips é colocar mais um ponto a favor da companhia em competitividade de mercado, já no lado da AMD, o lado financeiro é o que fala mais alto, com esse acordo a gigante de Sunnyvale poderia ter mais recursos para investir nos seus próprios produtos. Por outro lado, dá munição para o concorrente, em um campo que a AMD é bastante superior.

Vale lembrar que em 2017 a AMD lançará no segundo semestre de 2017 as APUs Raven Ridge, que são baseadas na arquitetura Zen.

fonte: hardware.com.br