Rumor: CPUs Intel Kaby Lake e AMD Zen deverão ser lançados apenas...

Rumor: CPUs Intel Kaby Lake e AMD Zen deverão ser lançados apenas em janeiro de 2017

Compartilhar

Até o momento o que se sabe é que tanto a 7º geração de processadores Intel Core, com codinome Kaby Lake, os tão aguardados Zen da AMD irão ser lançados ainda em 2016. Essa informação inclusive foi confirmada por ambas as companhias em momentos diferentes. Porém alguns rumores levantados pelo Digital Times apontam que esses processadores possam ser adiados para o ano que vem. Uma previsão que na prática mudaria de forma significativa o calendário da AMD,já que o plano oficial seria o lançamento das CPUs Zen ainda em 2016 e as APUs também baseadas nessa arquitetura em 2017

O calendário de lançamento da Intel também ficaria abarrotado, já que de acordo com o roadpmap da vazado pelo site Benchlife.info no segundo trimestre de 2017 (Q2), serão lançados os SkylakeX– e Kaby Lake-X, que substituirão os recém-lançados Broadwell-E, liderados pelo Core i7-6950X, que conta com 10 núcleos.

Se essas mudanças podem causar tantos transtornos em relação aos demais lançamentos qual seria o motivo do adiamento dos Kaby Lake e Zen? Bom, no lado da Intel o motivo estaria atrelado com o grande estoque que os lojistas ainda possuem dos processadores da 6º geração, Skylake, e até os baseados na arquitetura Haswell, e você bem sabe quando lança uma nova geração os fornecedores passam o rodo no estoque passado para então se preparar para as novas opções. Outro motivo, esse ainda mais significativo, é que os Kaby Lake não teriam um salto de desempenho tão grande em relação aos atuais Skylake, diminuindo a pressa da Intel em colocar a nova geração no mercado.

Já com a AMD os motivos não foram revelados, porém também há indícios que o estoque dos FX ainda está bem grande. Outra hipótese é que a companhia está convicta que os novos processadores poderão competir de igual para igual com os da Intel, deixando que o lançamento seja feito bem próximo com as novas opções da Intel. Caso se confirme os rumores, os novos processadores poderão aparecer durante a CES 2017.

Mas por enquanto as únicas informações oficiais, é que os processadores Kaby Lake, que manterá o processo de fabricação baseado em 14nm, chegará no terceiro trimestre de 2016. Enquanto as primeiras CPU Zen, da AMD, baseadas no processo de fabricação FinFET de 14nm, e que conseguirão entregar 40% mais IPC (Instruções por Ciclo) do que a geração anterior (Vishera), serão lançados no quarto trimestre de 2016. Durante a Computex 2016 a companhia inclusive exibiu a sua primeira CPU baseada em Zen, que conta com 8 núcleos e 16 Threads.

Fonte: hardware.com.br