HYDRO COOLER RIOTORO BIFRÖST 240

[Review] HYDRO COOLER RIOTORO BIFRÖST 240

Compartilhar

1

 

Mas afinal que marca é essa querendo brigar com as gigantes do mercado?

 

Desde 2015 o mercado e o consumidor de hardware e periféricos conta com mais uma empresa para quem procura desempenho, custo e beneficio. Assim como eu poucos conhecem a marca devido a recente entrada no mercado, ainda não há muitas informações ou reviews de seus produtos, entretanto a empresa conta com uma linha extensa de produtos desde gabinetes, watercooler, mouses, fontes de alimentação já em desenvolvimentos e ampliação na linha de periféricos.

A estreia  da marca na computex foi bem interessante e diferenciada, o que se espera de uma empresa que conta com ex funcionários da Corsair e Nvidia. Vale destacar que a Riotoro trabalha com design exclusivo na sua linha de produtos, diferente de algumas marcas que trabalham com produtos de moldes iguais, tudo o que veremos na Riotoro será exclusivo e voltado aos entusiastas exigentes do mercado.

Mas não podemos esquecer que esse mercado está bastante saturado e sempre tem alguma empresa estreando por ai, nem sempre aliando qualidade e preço, mas tudo que é novo desperta interesse.

A minha curiosidade sobre a empresa se deu no momento que recebi o produto para teste, dois pontos me chamaram a atenção, os resultados dos testes (conteúdo do review a seguir) e o design/qualidade de construção. O que me levou a contatar a marca para conseguir algumas informações ainda nãos disponíveis sobre seus produtos. Nada melhor que o contato direto com o fundador ou idealizador de um projeto para uma melhor explicação, tentei contato com um representante e eu fui atendida diretamente por um dos fundadores da marca. Quem dera fosse fácil o contato com um representante de algumas marcas como foi com a Riototo, graças a isso consegui algumas informações muito curiosas e de grande valia.

O fundador da Riotoro fez parte do grupo Corsair América Latina, tem uma longa jornada no mercado de hardware. Riotoro vêm da junção das palavras rio(corrente de água)e touro (animal ligado a força na cultura oriental), significa corrente forte. Mesmo nome do Rio Toro Negro localizado em Puerto Rico, coincidentemente dividem o mesmo nome, porém a  ligação com América latina não foi acaso, o foco inicial do fundador Brasileiro da empresa, foi quebrar o paradigma de que só podemos ter qualidade com preços superfaturados e a inegável carência de  produtos de qualidade com preço acessível comercializados na América latina, sabemos os os elevados custos sobre produtos de qualidade com origem importada. Apesar da forte ligação, podemos encontrar a linha de produtos tanto no mercado latino americano quanto no norte americano.

AC3B4969 copy

Há um número limitado entre fabricantes que trazem em suas linhas de produtos sistema de refrigeração liquída, esse número cai ainda mais quando destacamos produtos que realmente fazem a diferença em nosso sistema justificam o valor investido, sistemas de refrigeramento liquído quando com boa qualidade geram um ótimo ganho sobre os coolers a ar, mas como já sabemos custam mais.

Dentre esses produtos disponíveis no mercado há pouca variação entre os componentes usados e inovação entre eles, tirando desse quadro a Corsair pois está sempre inovando a sua linha e trazendo melhorias a cada série lançada. Qualquer marca com qualidade no mercado terá uma forte rival, mas quem ganha com melhores produtos disponíveis, o consumidor.

A marca que apresentei no começo dessa matéria, Riotoro, entrou para a brigar com os melhores fabricantes no mercado e pelo que pude concluir nos testes realizados, é que a empresa não mediu esforços e tem tudo para entrar no hall dos grandes fabricantes.

BIFRÖST 240 HYDRO COOLER

240_0

Introdução, especificações e valor

O maior fator limitante do desempenho no computador é o calor gerado pelos componentes. Ao tentar uma leve alteração na frequência por meio do Overclock no processador por exemplo, podemos notar instantaneamente o aumento em conjunto da temperatura, quando alta demais nos presenteia com as amadas telas azuis ou desligamentos inesperados. Ter um bom sistema de resfriamento é uma excelente alternativa para evitar este fenômeno. Por exemplo, cooler box com base de cobre (um dos melhores metais condutivos) ou seja a transferência de calor para fora da CPU é extremamente eficiente comparado ao de alumínio que não tem boa condutividade. De nada adianta a luta de um bom radiador somado a ótimas ventoinhas, se a base condutiva não colaborar para que esses componestes possam realizar o trabalho deles sem a necessidade de colocá-los para trabalhar em modo extremo, as ventoinhas, por exemplo funcionando em altas taxas de RPM acarretam em um sistema barulhento sem necessidade. O produto especificamente testado, Bifrost 240, conta com base de cobre e nelas podemos observar um grande ponto positivo a favor do seu diferencial. (logo mais no review detalhado)

 20160618_19034020160618_190424

BIFRÖST 240 é um sistema selado, ou seja, o líquido de arrefecedor permanece dentro do radiador, sem a necessidade de manutenção.

 

 

Embalagem do produto

As informações contidas na caixa e no manual estão disponíveis em português, ponto para Riotoro! Não é toda empresa que adiciona informações em português.

A Riotoro escolheu  seguir a linha minimalista nas escolhas das cores, o preto sóbrio combina muito bem com os destaques em vermelho das especificaçãoes.

 

Um lado lateral da caixa carrega o logo da empresa e a posição oposta da embalagem, informações sobre a compatibilidade do produto disponível em 4 idiomas, incluindo português.

 

Parte de trás seguindo a linha de design das laterias.  Com mais informação sobre complementares e especificação detalhada.

 

Compatibilidade

Requer dois conector de 4 pinos para os fans e um de 3 pinos para a bomba na placa-mãe. Assim como os outros produtos do mercado, sua comprabilidade é total com os principais sistemas disponíveis, possui acessórios inclusos para ambas as plataformas.

 Intel

LGA 1150, 1151, 1155, 1156, 1366 e 2011 v3

AMD

AM2, AM3, AM3+, FM1, FM2 e FM2+

 

Untitled-1

 

Conteúdo da embalagem

Acessórios inclusos parafusos para AMD e Intel, manual de instruções, parafusos para fixação das fans, Tag (adesivo  metalizado RIOTORO).

 

Fans com padrão industrial geram maior fluxo de ar e menos ruído.

20160618_190650

 

Embora o shield do bloco aparenta ser construída em metal, o material utilizado é inteiramente de policarbonato com exceção das abraçadeiras nas mangueiras e a base de fixação.

 

Aqui um diferencial positivo da RIOTORO, os modelos encontrados no mercado não utilizam abraçadeiras metálicas como as vistas no BIFRÖST 240.

 

Ótimo acabamento nas mangueiras sleevadas.

 

Radiador de 240mm suporta até 4 fans de 120mm.

 

Motor com vedação a prova d’água BMC (bulk molding compounds) para prolongar a vida útil.

 

Câmara de passagem do fluído na base com anel de vedação o’ring.

 

Outro destaque positivo está na área de contato com o fluído ampliada (35mm²), maior que o padrão encontrado no mercado.

 

Altura elevada das aletas geram melhor troca de calor.

 

Uma boa distância entre as aletas reduz a resistência no regime permanente (fluxo interno do fluído).

 

Metodologia e configuração do sistemas usados:

Todos os testes foram realizados na mesma temperatura cerca de 25ºC (±1)  Usamos 3 sistemas de diferentes plataformas e configurações para realizar nossos testes de desempenho, para isso escolhemos o Prime95 na opção “Blend” e a temperatura avaliada no processador foi a média informada pelos softwares Aida64 v5.3 e Real Temp 3.7 nos dois sistemas Intel. Já no sistema AMD trocamos o Real Temp pelo AMD Overdriver v4.3.1 mantendo o Aida64). O principal e topo de linha dos sistemas escolhido foi o i7 5960X, seguido do i5 4670K (Sim, Haswell que possui pouca eficiência na transferência de calor entre o Die (integrated circuit) de silício com o IHS (Heat spreader), porém o teste seguiu com esse modelo pelo motivo claro da larga escala de comercialização e o grande número de usuários Haswell, visamos um cenário plausível). Para colocar um pouco  rivalidade nos testes não deixamos faltar um representando AMD, o escolhido foi o FX8320.

Sistema montado e início da nossa bateria de testes

 

4

algumas imagens dos vários testes realizados.

 

Resultado dos testes

final corrigido

 

Conclusão final

Com alguns diferenciais positivos na sua construção comparado aos demais produtos encontrados no mercado vimos em nossos testes que esses detalhes colaboraram para o excelente resultado que o BIFRÖST 240 apresentou em nossos testes. Por ser o primeiro produto da marca neste segmento, a sua estréia o colocou brigando acirradamente com o líder de mercado, apesar de ter um desempenho inferior isto também pode se dar pelo valor acessível do produto, a pequena margem de diferença não afeta o resultado de um produto com ótima relação custo X desempenho.

Em relação a expectativa de vida útil podemos dizer que este é um produto feito para durar, os componentes usados em sua construção são de boa qualidade. Além do mais você pode contar com 2 anos de garantia diretamente com a fabricante.

Para os que procuram um sistema com baixo nível de ruído ou seja o mais silencioso possível, podem ficar animados pois temos aqui um excelente aliado nesse aspecto. Durante nossos testes foi pouco notado qualquer barulho que gerasse algum incômodo, o BIFRÖST 240 é realmente muito eficiente e silencioso, isso com certeza nos surpreendeu positivamente.

Ainda não temos informação do preço que será comercializado no Brasil, mas podemos esperar um produto com preço acessível e ótimo desempenho, afinal esses foram os objetivos principais na comercialização do produto na América Latina.

Encontramos três pontos negativos, um foi a ausência de conectores diretamente no bloco ou um split para facilitar a conexão dos fans. Outro ponto que não podemos esquecer de mencionar foi a dificuldade que encontramos na troca do suporte de fixação (AMD / Intel).

E infelizmente já estamos acostumados com a facilidade e as possibilidades fornecidas com o uso do Corsair LINK, para a nossa decepção vamos ter que aceitar e se adaptar à ausência deste dispositivo. Mas foi clara a estratégia da empresa em optar pela não inclusão deste recurso, pois o foco foi baixo custo e desempenho e isso acarretaria em uma pequena elevação no seu valor comercial e provavelmente não afetaria seu desempenho.

O BIFRÖST 240 certamente um produto altamente recomendado e que vai tirar o sono de alguns concorrentes, a RIOTORO está de parabéns e mostrou  a que veio com excelentes resultados e uma estimativa baixa de custo na sua linha de produtos sem abrir mão da qualidade e design.

Análise por Alana Ferrer