Corsair H100I GTX

[Review] Corsair H100I GTX

Compartilhar

Sendo uma das pioneiras no ramo de watercoolers selados, a Corsair sem dúvidas é uma das brands mais icônicas deste segmento. Desde 2011, quando ela introduziu ao mercado o Water Cooler H100, a Corsair se tornou referência, oferecendo sempre os mais desejados coolers para entusiastas e gamers.

Hoje analisaremos um produto que faz parte da terceira geração de Water coolers selados da Corsair. O H100I GTX, seu water cooler de 240mm voltado para entusiastas e computadores de alto desempenho.

corsair_h100i_gtx_water_cooler_review-20

O H100I GTX em detalhe

A começar pelo seu design, o Corsair H100i GTX, assim como todos os Water-Coolers da Corsair, possui Design All In One, ou seja, ele reúne todos os componentes de um Water Cooler convencional em um único sistema, selado e que dispensa manutenção por parte do usuário.

Esta característica sem dúvidas é a mais importante deste tipo de cooler, pois possibilita que qualquer usuário, seja ele avançado ou iniciante, possa utilizar da performance térmica de um sistema de refrigeração liquida em seu computador.

corsair_h100i_gtx_water_cooler_review-2

O H100I GTX representa a terceira geração de Water Coolers da Corsair a utilizar um radiador de 240mm (2x 120mm), desta forma, possuindo as mesmas medidas que o H100i (seu antecessor), porém, trazendo algumas novidades, tanto em seu block, como radiador.

Em seu radiador, sua principal novidade fica por conta do logo Corsair escrito em um painel em sua lateral. Este mesmo painel é removível, podendo ser trocado por outros de cor diferente que são vendidos separadamente.

corsair_h100i_gtx_water_cooler_review-26

Em termos de desempenho, seu radiador não muda nada em relação a geração anterior e continua a utilizar uma alta densidade de aletas. Contando com cerca de 20 FPI (Fins Per Inch), ele possui um bom coeficiente de transmissão de calor, porém, precisa de ventoinhas a altura para garantir este desempenho.

corsair_h100i_gtx_water_cooler_review-28

A respeito de seu acabamento, o H100I GTX recebeu uma grande melhora em suas mangueiras se comparado ao modelo anterior. Agora cobertas por uma espécie de malha, suas mangueiras ficam mais protegidas e possuem um acabamento de melhor qualidade.

No mesmo passo, seu block digital fora completamente redesenhado, se tornando mais sólido e moderno. Quando comparado com seu modelo anterior, o H100i GTX dispensa as articulações laterias para as mangueiras que ficavam em seu block. Neste modelo, elas entram diretamente por sua parte superior de forma que ainda podem serem giradas pelo usuário para melhor direciona-las de acordo com a posição de instalação do radiador.

corsair_h100i_gtx_water_cooler_review-24
corsair_h100i_gtx_water_cooler_review-29Seu design também mudou bastante e abandonou o acabamento black piano. Desta forma adotando finalização em plástico preto e trazendo um painel central com o logo Corsair. Painel este que, assim como o do radiador, pode ser trocado por outro de cor diferente, que é vendido separadamente no site da Corsair.

Seu block digital possui uma Led RGB e é integrado via USB com o software Corsair Link. Esta integração permite ao usuário desde escolher a cor que sua LED irá funcionar, até monitorar suas temperaturas e controlar seus parâmetros de funcionamento. Abordaremos melhor este tópico mais a frente.


corsair_h100i_gtx_water_cooler_review-7

Sua forma de encaixe também mudou, ficando na parte de baixo do block e sendo fixada por pressão, desta forma dispensando as ferragens presas por imãs que víamos na geração anterior. Sua base é semi-espelhada e é feita totalmente em cobre, além disto, a Corsair envia este cooler com uma pasta térmica já aplicada e de boa qualidade, garantindo boa captação de calor do processador.

corsair_h100i_gtx_water_cooler_review-30

Nas laterais do block podemos também visualizar sua conexão USB que garante integração com o Corsair Link e sua conexão para ventoinhas. Neste aspecto, seu block possui duas conexões de 4 pinos para ventoinhas, desta forma, podendo controlar duas ventoinhas a menos que na geração anterior.

As ferragens que acompanham o cooler também são de boa qualidade e receberam algumas mudanças para se adaptarem ao seu novo formato. Neste aspecto, é importante citar que sua instalação ficou muito mais fácil e necessita de menos força por parte do usuário.

corsair_h100i_gtx_water_cooler_review-15

Por último, mas não menos importante, o Corsair H100i GTX acompanha duas ventoinhas PWM SP120L da Corsair. Ventoinhas estas projetadas para radiadores e que oferecem um desempenho significativamente maior que os fans comuns, como as que eram utilizadas no primeiro H100.

Estas ventoinhas atingem cerca de 2400 RPM +/- 10%, gerando 70,69CFM com 37,7dBA de ruído e 4,65mm/H20.corsair_h100i_gtx_water_cooler_review-32

Corsair Link

Sendo um dos principais diferenciais dos coolers da Corsair, a integração com software Corsair link sem dúvidas é algo muito importante também no H100I GTX.

Seu software é de fácil utilização e bastante intuitivo. Através dele, o usuário é capaz desde monitorar a temperatura interna do cooler (líquido), até controlar a rotação de suas ventoinhas e bomba d’agua em vários perfís.

Assim como seu antecessor, o H100I GTX possui uma LED RGB em seu block que pode ser controlada pelo software em qualquer combinação das cores Vermelho, Verde e Azul.

1

Plataforma de Testes e Metodologia

Como plataforma de testes utilizamos nossa principal plataforma que se baseia no LGA 2011.

corsair_h100i_gtx_water_cooler_review-22

Plataforma utilizada

Processador: Intel Core I7 3930K @ 4.5GHz – 1.3V

Placa Mãe: Asus Rampage IV Extreme (X79)

Fonte: Corsair AX860i

Bancada Lian-Li T60

Windows 10

Metodologia

Nossa metodologia se baseia em duas baterias de testes sendo uma delas com a máquina executando por cinco minutos o programa de stress prime95 e outra com a máquina em repouso por cinco minutos sempre monitorando as temperaturas máximas e mínimas obtidas através do software Aida 64 e Coretemp

Além disto, também foi utilizado um termômetro para medir a temperatura de entrada e saída do ar no radiador.

Temperatura ambiente sempre controlada em 25°c.

Na configuração push-pull foram utilizadas 4 ventoinhas identicas Corsair SP120l em máxima rotação.

Nossos Testes

Com nosso processador overclockado para 4.5GHz com 1.3V, testamos o comportamento do cooler em todos seus perfis disponíveis e ainda com uma configuração quad-fan push-pull.

Testamos o H100I GTX em todos os modos disponíveis de rotação em suas ventoinhas, indo desde 1500RPM e ficando muito silencioso no modo quiet, passando por uma rotação média de 2000RPM no modo Balanced e chegando a até 2350RPM no modo Performance, desta forma, atingindo o máximo de 2880RPM em suas fans quando configurado para trabalhar fixo em 100%(Max RPM).

Temperatura em Idle

 

Temperatura em Load

 

Comparação de desempenho dos perfís da Bomba d’agua

Tão importante quanto a eficiência de suas ventoinhas e de seu radiador, sua bomba d’agua também oferece dois perfis de desempenho. Apesar de silenciosa mesmo no modo performance, seus perfis alteram em cerca de 1100RPM a rotação de sua bomba, alterando o desempenho térmico do cooler e um pouco de seu ruído sonoro.

Para este teste, suas ventoinhas foram mantidas durante todo o tempo no modo performance.

Conclusão

corsair_h100i_gtx_water_cooler_review-19

Representando mais um avanço na linha da Corsair, o H100I GTX sem dúvidas representa bem a nova geração da companhia. Sendo um cooler reformulado a partir do excelente H100I, ele mantém suas principais características positivas, porém, melhorando em aspectos importantes, como seu sistema de encaixe e acabamento.

Começando pela sua aparência e acabamento, não temos o que reclamar do novo Corsair H100i GTX, seu acabamento melhorou significativamente e sua aparência continua excepcional. Suas leds no block e o software Corsair Link sem duvidas também são dois grandes diferenciais deste cooler, elevando sua customização e controle a outro nível.

Outro aspecto muito importante do novo H100I GTX, é sua simplicidade de montagem e instalação na placa mãe. Em questão de poucos minutos é possível preparar todo o sistema no computador, onde, dependendo da plataforma, não será necessário nem o uso do backplate.

Quanto ao seu desempenho, O H100I GTX sem dúvidas possui uma boa performance. Apesar de agora poder controlar apenas duas ventoinhas (contra 4 do H100I), todo o restante do cooler está melhor, incluindo também suas temperaturas.

Analisando seus custos, hoje e (23/012/15), o Corsair H100I GTX pode ser encontrado por cerca de US$109 nos EUA e no brasil por cerca de R$600. O colocando sob a mesma tag de seus antecessores e representando um bom Custo Benefício.

Pontos Positivos

Design bonito e estiloso com excelente qualidade de construção

Radiador de 27mm de espessura acompanhado dois fans PWM SP120l

Fácil instalação e compatibilidade com diversos soquetes

Desempenho excelente

Não requer manutenção

Pontos Negativos

Não foi detectado nenhum defeito significativo

Avaliação final

Desempenho -> 10

Acabamento -> 9

Preço -> 8

Nota Geral: 9