Rambus começa a testar DDR5 em laboratório; memórias chegam em 2019

Rambus começa a testar DDR5 em laboratório; memórias chegam em 2019

Compartilhar

A Rambus está trabalhando na próxima interface para módulos de memória DDR5 e já começou a testá-las em laboratório. As novas DDR podem chegar em 2019, de acordo com o grupo JDEC, responsável pela padronização e desenvolvimento da tecnologia.

O grupo pretende liberar as especificações oficiais da DDR5 até o próximo mês de junho, mas já sabemos que elas prometem o dobro da velocidade da geração anterior.

As especificações esperadas da DDR5 incluem suporte à taxas de dados de até 6,4 Gb/s, oferecendo um máximo de 51,2 GB/s. Para comparação, as DDR4 suportam 3,2 Gb/s e 25,6 GB/s. Além disso, as DDR5 vão permitir que os reguladores de tensão atuem pela memória ao invés da placa-mãe.

O vice-presidente de marketing da Rambus, Hemant Dhulla, afirmou:

“Somos os primeiros a ter chips DIMM DDR5 funcionais no laboratório. Estamos esperando a produção para 2019 e queremos ser os primeiros a comercializar e ajudar os parceiros a implantar a tecnologia.”

Além disso, espera-se que os fornecedores de CPU ampliem o número de canais DDR em seus processadores de 12 para 16. As DDR5 podem aparecer inicialmente em sistemas de alto desempenho quando forem lançadas.

Via: Adrenaline