Radeon RX 490 é listada no site da AMD

Radeon RX 490 é listada no site da AMD

Compartilhar

As primeiras placas baseadas na arquitetura Polaris, RX 480, RX 470 e RX 460, são destinadas aos mercados low end e mid end, e muito se comenta sobre quando que a AMD apresentará a sua opção high-end voltada para rivalizar com a GTX 1080 e GTX 1070. Alguns rumores apontam que essa tal placa poderá ser apresentada em outubro de 2016. Uma grande curiosidade é que a AMD listou o nome Radeon RX 490 em seu site oficial. Ainda não sabemos se foi um erro de digitação por parte de quem comanda o site, ou se realmente foi uma falha que revela a próxima placa da AMD, e que provavelmente será voltada para o público high-end.

Outro rumor é que a tal placa high-end da AMD seria baseada na arquitetura Vega, e não em Polaris. A principal característica da Vega é a presença de memórias HBM2. Em março alguns indícios apontavam que a AMD iria adiantar a arquitetura Vega (prevista oficialmente para 2017) para outubro de 2016 para rivalizar com as placas baseadas em Pascal.

Outra curiosidade é que a CPU Vega também deverá ser baseada em duas versões Vega 10 e Vega 11, assim como ocorre com a Polaris. Será que a RX 490 receberá um chip Vega?

Fonte: hardware.com.br