Projeto térmico das primeiras placas-mãe X299 é um desastre, alerta overclocker

Projeto térmico das primeiras placas-mãe X299 é um desastre, alerta overclocker

Compartilhar

As primeiras placas-mãe com chipset Intel X299 possuem problemas de VRM e de dissipadores de calor independente da fabricante. Isso é o que alerta o último vídeo do famoso overclocker profissional der8auer.

Ele alega que existe uma falta de consistência entre a qualidade do design dos VRM das placas-mãe, que chegam a temperaturas perigosamente altas com facilidade.

O overclocker dá o exemplo de uma CPU que sabe-se que alcança 5.0 GHz nas plataformas anteriores. Ao instalá-la num modelo com chipset Intel X299 da linha Gigabyte Aorus, ele mal conseguiu chegar a 4.6 GHz que as temperaturas foram nas alturas.

Por causa disso, der8auer chamou a solução da companhia de “isolamento de calor” e não de dissipação ou resfriamento. Afinal, quando ele colocou um simples cooler de 120 mm sobre o VRM desprotegido, a temperatura diminuiu em cerca de 40 ºC. O mesmo aconteceu com um modelo da MSI, Asus e outras marcas, levando à conclusão de que não se trata de um problema isolado.

Segundo o overclocker, a culpa do problema é dividida meio a meio entre as fabricantes e a Intel. Isso porque o lançamento da plataforma foi adiantado cerca de 2 meses, forçando as companhias a trabalhar de maneira muito acelerada, sem tempo para desenvolvedor os produtos de maneira adequada.

Concluindo, ele der8auer percebeu que os processadores Skylake-Xconsomem muita energia para apenas um conector de 8 pinos indo em direção à fonte. Por isso, ele recomenda que os usuários evitem comprar qualquer placa-mãe X299 com apenas um conector de alimentação de 8 pinos.

É bom notar que a Asus já entrou em contato com o overclocker e disse ter identificado o problema que levou a isso. Eles já estão trabalhando para resolvê-lo e os produtos deverão funcionar adequadamente daqui a cerca de um mês. Espera-se que as outras empresas farão o mesmo, especialmente após a repercussão do vídeo.

Estamos para receber modelos de placas-mãe X299 para análise, quando iremos verificar pessoalmente suas capacidades de overclock e recursos. Contatamos algumas fabricantes mas elas ainda não firmaram um posicionamento, visto que trata-se de um fato recente. Atualizaremos esta notícia e publicaremos outras conforme novos fatos forem surgindo.

Via: Tweak Town , TechPowerUp , Guru3D