Possíveis imagens das plataformas AMD X399 e X390 mostram 44 linhas PCI-Express

Possíveis imagens das plataformas AMD X399 e X390 mostram 44 linhas PCI-Express

Compartilhar

Um usuário do Reddit publicou alguns diagramas que mostram as possíveis plataformas X399 e X390 da AMD. Ambas plataformas ainda não foram lançadas, mas fazem parte da linha high-end da empresa. Elas seriam destinadas para CPUs 16 cores / 32 threads, parecido com a plataforma X99 da Intel.

Ainda não foi confirmado se estes diagramas são reais, então podem ser especulação. Por outro lado, as imagens trazem muitos detalhes sobre as plataformas, se verdadeiras. Os diagramas da placa-mãe parecem baseados em palcas-mãe Asus, á que há um controlador “AURA” onboard, tecnologia própria dessa empresa.

É mostrado que o soquete do processador é um AM44, e ao lado disso podem ser localizados oito slots DIMM.



A primeira imagem mostra um diagrama que pode contar com CPUs Napples – destinadas a servidores já que possuem memória ECC. A plataforma X390 corresponde a rumores anteriores sobre Ryzen HEDT (16-core 32-threads). Então, o chipset X390 poderia suportar até 44 canais PCI-Express, um número maior do que o Intel Core i7 6950X – modelo topo de linha da empresa.

Para comparação, os Ryzen atuais suportam até 24 linhas PCI-Express. A nova plataforma, se trouxer estas especificaçãoes, pode permitir um melhor aproveitamento de mais placas de vídeo, por exemplo.

Via: Guru 3D