PCI-Express 4.0 continuará fornecendo 75W via slot

PCI-Express 4.0 continuará fornecendo 75W via slot

Compartilhar

Na semana passada a PCI-SIG confirmou que o PCI-Express 4.0 será lançado em 2017. A primeira revisão deverá estar finalizada no primeiro trimestre do ano que vem. O ponto principal que foi mencionado é o salto em relação a velocidade, comparando com a versão passada: 8 GT/s (gigatransfer por segundo) na versão 3.0 para 16 GT/s na versão 4.0.

Após o anuncio muito se especulou se o slot seria capaz de fornecer mais energia, o que poderia eliminar a necessidade de conectores de energia em placas de vídeo com TDP acima de 75W. Foi mencionado inclusive que o slot seria capaz de fornecer 300W. Mas infelizmente foi só um engano, a Richard Solomon, vice-presidente, da PCI-SIG veio a público para consertar o engano, alertando que  o PCI-Express continuará fornecendo 75W via slot.

Os tais 300W mencionados são válidos apenas no processo de certificação. Os 225W que sobram, na verdade tem que ser providos via conectores extras de energia.

Os 75W via slot PCI-Express é utilizado desde a versão 1.0. No roadmap que foi divulgado, ficou claro que o PCI-Express 5.0 também está em desenvolvimento, será que na quinta versão a barreira dos 75W será batida? Só o tempo dirá.

Fonte: Hardware.com.br