Padrão HDMI 2.1 é lançado com suporte a 4K120fps e resoluções até...

Padrão HDMI 2.1 é lançado com suporte a 4K120fps e resoluções até 10K

Compartilhar

HDMI Forum anunciou as especificações do padrão HDMI versão 2.1, que chega com suporte a uma maior quantidade de resoluções de vídeo e de taxas de atualização.

Isso inclui o suporte a resoluções até 10K, que num monitor de proporção 21:9 seria equivalente a 10240×4320 pixels. O novo padrão também inclui configurações como 8K (7680 × 4320) a 60 quadros por segundo ou 4K (3840 × 2160) a 120 fps.

O HDMI 2.1 também suporta formatos de vídeo com HDR Dinâmico, proporcionando melhor precisão nos valores de profundidade, detalhes, brilho e contraste, assim como maior gama de cores. A tecnologia analisa esses detalhes a cada cena para melhor otimização, às vezes fazendo-o a cada frame.

O novo cabo se chama “Ultra High Speed HDMI Cable“, que suporta largura de banda de até 48Gbps. Isso garante desempenho suficiente para entregar vídeos de resolução 8K com HDR e sem qualquer compressão.

De acordo com a organização, o novo padrão possui característica de interferência eletro-magnética (EMI) extremamente baixa. Isso deve reduzir a interferência com dispositivos sem fio próximos. A nova especificação é retrocompatível com versões anteriores do HDMI.

“A missão do HDMI Forum é desenvolver especificações que atendam às necessidades do mercado, às demandas por alto desempenho e permitir oportunidades de produtos futuras”.
– Robert Blanchard, da Sony Electronics e presidente do HDMI Forum.

A especificação do HDMI 2.1 será publicada durante o período entre o 1º e o 3º trimestre de 2018. As companhias que utilizam o padrão serão notificadas quando isto acontecer.

Via: Adrenaline