Novo supercomputador SaturnV da Nvidia conta com 5.280 GPUs Volta

Novo supercomputador SaturnV da Nvidia conta com 5.280 GPUs Volta

Compartilhar

Nvidia anunciou nessa semana um upgrade para o seu supercomputador de Inteligência Artificial SaturnV, que vai ser atualizado com a nova geração Volta de GPUs. A empresa afirma que, quando terminar de renovar o hardware de seu supercomputador, o SaturnV estará entre os 10 mais poderosos e os 10 mais energeticamente eficientes do mundo.

O SaturnV vai contar com 660 sistemas DGX-1, que já são comercializados individualmente pela Nvidia. Cada DGX-1 conta com 8 GPUs Volta GV100, o que vai entregar para o SaturnV um total de 5.280 GPUs. São mais GPUs do que número de CUDA cores presente em muita placa por aí. A performance total desse monstro chega na barreira do exaFLOP em FP16, ou seja, 1.000 petaFLOPS. Em FP64, de precisão dupla, o SaturnV chega nos 40 petaFLOPs.

Quando ficar pronto, o SaturnV deve desbancar até mesmo o Summit, outro supercomputador em desenvolvimento pela Nvidia, mas em parceria com a IBM. Aparentemente, o “lado verde da força” reservou o que tinha de melhor para fabricação própria, mas de um jeito ou de outro a Nvidia está trabalhando para se firmar como dona ou sócia dos melhores supercomputadores do mundo.

Fonte: TechPowerUp