Nova falha de segurança é encontrada em notebooks com hardware Intel

Nova falha de segurança é encontrada em notebooks com hardware Intel

Compartilhar

Em meio aos problemas causados pelas vulnerabilidades Spectre e Meltdown, uma nova falha de segurança em produtos Intel foi encontrada. De acordo com a empresa de segurança finlandesa F-Secure, os notebooks da companhia com Intel Active Management Technology (AMT) possuem uma nova vulnerabilidade.

Segundo a empresa de segurança, a tecnologia de gerenciamento ativo permite que alguém com acesso físico ou conectado remotamente ao dispositivo reconfigure o AMT, que possui como padrão a senha “admin”, e com isso deixe o notebook nas mãos do hacker.

Segundo a F-Secure, a falha pode afetar milhões de notebooks no mundo, já que a Intel utiliza o AMT em diversos notebooks corporativos, e soluções de segurança convencionais não tem poder para identificar um ataque usando a vulnerabilidade, já que seu ponto central é uma senha fraca e padrão.

Segundo a F-Secure, uma solução simples para a Intel acabar com o problema era colocar uma senha mais forte no AMT ou inabilitar o acesso as configurações da tecnologia. A fabricante lançou um comunicado dizendo que “não tem prioridade maior que a segurança de nossos clientes”.

“Continuaremos atualizando regularmente nossas orientações aos fabricantes de sistemas para garantir que eles tenham as melhores informações sobre como proteger seus dados”
– Intel

Enquanto a Intel não dá um jeito no problema, os usuários com computadores que possuem AMT devem ter cuidado ao acessarem redes públicas e também onde deixam o notebook, afinal, a falha só pode ser aproveitada com acesso físico ou conexão ao dispositivo.

Via: Adrenaline