Memórias DDR5 serão lançadas em 2020

Memórias DDR5 serão lançadas em 2020

Compartilhar

Recentemente noticiamos que em 2017 o PCI-Express ganhará a sua 4º versão, e agora temos mais um grande anúncio para quem é vidrado em Hardware: em 2020 serão lançadas as memórias DDR5. Assim como aconteceu com a DDR4, a primeira caminhada das DDR5 deverá ser no setor profissional, para depois chegar ao consumidor final (a previsão é que essa transição aconteça entre 12 a 18 meses)

Dentre as principais vantagens dos novos módulos está uma densidade maior (2x superior), menor consumo de energia, redução no processo de fabricação e ganho de performance. A expectativa é que as memórias DDR5 utilizem litografia de 10 a 14 nanômetros, a DDR4 ainda está entre 40 e 50 nanômetros. A tensão será de 1,1V.

Embora possa parecer muito cedo para boa parte dos usuários essa transição, a Intel diz que o processo de transição para memórias DDR4 está praticamente concluído, de acordo com dados revelados pela companhia expectativa é que até o final de 2016 quase três quartos de todos os servidores e desktops vendidos serão equipados com memórias DDR4.

Mike Howard, diretor da IHS, disse durante a apresentação disse que as memórias DDR5 serão necessárias principalmente para a ascensão da realidade virtual, já que terão uma largura de banda bem mais ampla (o dobro em relação as DDR4).  Os planos são que a produção em massa dessas memórias comece em 2020, e o seu ciclo de vida dure até 2025, quando acontecerá a transição para novos tipos de memória.

De acordo com a Micron a frequência de operação poderá partir de 3200 MHz alcançando até 6400 MHz. Em termos de capacidade de armazenamento com a maior densidade, será possível que um desktop ultrapasse a marca de 128 GB de RAM instalada.

Fonte:Hardware.com.br