Lenovo lançará em 2017 um SSD com 48 TB de armazenamento

Lenovo lançará em 2017 um SSD com 48 TB de armazenamento

Compartilhar

A chinesa Lenovo, em parceria com Seagate, Toshiba, NxGn Data e Amphenol, estão colocando pra frente o Project Spark, que será responsável por colocar no mercado em 2017 um SSD com 48 TB de capacidade. A ideia é que essa unidade seja uma reunião de SSDs de alta capacidade numa mesma base, permitindo uma armazenamento mais eficiente do que se fosse com unidades individuais. O espaço ocupado pela unidade é o equivalente a dois SSDs convencionais de 2,5 polegadas.

Jonathan Hinkle, pesquisador sênior da Lenovo, diz que essa unidade não é destinada aos desktop, e sim para os servidores que trabalham com banco de dados e aplicações analíticas. E a ideia é que essa capacidade de armazenamento possa ser ainda mais elevada, dependendo da densidade dos chips de memória utilizados.

O SSD Project Spark conseguiu atingir 1 milhão de IOPS (operações de entrada e saida por segundo) em testes, porém esse número pode cair dependendo do consumo de energia. Através do PCI-Express x16 a Lenovo consegiu atingir 12Gbps de transferência de dados. Nenhuma informação em relação ao preço foi comentado, o lançamento deverá acontecer em meados de 2017.

Fonte: hardware.com.br