Intel confirma que suas primeiras CPUs baseadas em 10nm serão lançadas no...

Intel confirma que suas primeiras CPUs baseadas em 10nm serão lançadas no final de 2017

Compartilhar

Brian Krzanich, CEO da Intel, confirmou que os primeiros chips da gigante de Santa Clara baseados no processo de fabricação de 10nm serão lançados no final de 2017. Porém de forma enxuta, a produção em massa desses chips será feita no primeiro semestre de 2018, e chegará para os consumidores a partir do segundo semestre.

Esses primeiros com essa nova litografia devem chegar primeiramente nas versões para dispositivos móveis, que focam no equilíbrio entre desempenho e consumo energético.

Como já era esperado esses primeiros processadores baseados em 10nm fazem parte da família Cannon Lake, que fazem parte da 8ª geração Intel Core, com os Kaby Lake Refresh e Coffe Lake. Com esse lançamento, a Intel quebra a hegemonia dos 14nm, que perdura por um bom tempo, presente nas famílias Broadwell, Skylake, Kaby Lake, Kaby Lake Refresh e Coffe Lake.

A Intel vem batendo na tecla que nem todos os chips de 10nm são iguais. Embora a companhia esteja atrasada para alcançar esse patamar, já que tanto Qualcomm como Samsung já produzem chips baseados nessa litografia, a Intel ressalta que além da redução do processo de fabricação é necessário dobrar a quantidade de transistores, e é nesse ponto que ela promete se destacar.

Fonte: Hardware.com.br