De acordo com vazamento do roadpmap da AMD, os processadores Zen chegarão...

De acordo com vazamento do roadpmap da AMD, os processadores Zen chegarão ao mercado somente em 2017

Compartilhar

Até então a informação que foi amplamente divulgada é que os primeiros processadores Zenchegariam ao mercado ainda em 2016, tanto que durante a Computex 2016, Lisa Su, exibiu a primeira CPU dessa nova arquitetura, porém, de acordo com o vazamento de um novo roadmap da AMD, tanto as CPU como APUs, além dos modelos mobile chegarão ao mercado somente em 2017.

Vazaram duas imagens, a primeira equivale ao ciclo de lançamento dos processadores envolvendo a área móvel, que irão embarcar nos All-In-One por exemplo. No roadpmap ele são denominados como “Raven Ridge”, SoC  baseado em FP5, com 4 núcleos e 8 Threads, além de 12 núcleos GCN, e TDP entre 4W a 35W.

A segunda imagem é em relação aos modelos voltados para desktop (que com certeza é o que interessa a grande maioria das pessoas), O primeiro ponto interessante é que ainda em 2016 pode aparecer uma APU que utilizará o novo socket AM4, porém esse modelo ainda é baseado na arquitetura Excavator, com o seu processo de fabricação de 28nm, e TDP entre 35W e 95W.

Já os modelos baseados em Zen, estão marcados para 2017, divididos entre uma CPU e uma APU. A CPU, codinome “Summit Ridge” conta com 8 núcleos, 16 Threads, e TDP entre 65W a 95W, e utilizando o socket AM4. Já o “Raven Ridge” é uma APU com 4 núcleos, 8 Threads, e TDP entre 35W a 95W

Fonte: hardware.com.br