Confira imagens do socket gigante LGA 3647 da arquitetura Intel Knights Landing

Confira imagens do socket gigante LGA 3647 da arquitetura Intel Knights Landing

Compartilhar

A arquitetura Knights Landing que é a responsável por gerenciar a segunda geração de processadores geração Intel Xeon Phi (x200), voltada para o setor corporativo, é impressionante em todos os sentidos, como por exemplo o suporte a 6 canais de memória DDR4 e um socket com 3.647 pinos. E claro que com toda essa quantidade de pinos a área é bem maior, e chama atenção perante aos sockets convencionais.

O site Serve The Home divulgou algumas imagens que mostram como o socket e o processador compatível são avantajados, inclusive em uma dessas imagens é posicionado um Broadwell-DE sob o o socket, e fica evidente que o espaço daria para comportar até quatro CPUs.  Além do tamanho outro detalhe curioso fica por conta de como o processador para essa plataforma é encaixado no socket. Esquema o tradicional esquema de trava de segurança, nesse caso o heat sink é preso diretamente ao socket através de pinos guias e parafusos.

Além do formato ATX também há um fator de forma proprietário disponível para essa nova plataforma. No site Supermicro é possível encontrar duas placas-mãe com esse socket, a K1 SPi que utiliza o formato ATX (30.5cm x 25.4cm) e a K1 SPE que é o modelo com fator de forma diferenciado, as dimensões são de 17.3cm x 42.3cm. Ambas oferecem suporte para processador de até 72 núcleos, que é o carro-chefe da segunda geração Intel Xeon Phi.

O modelo é o Intel Xeon Phi 7290, ele conta com 72 núcleos baseados na arquitetura Knights Landing, clock base de 1.50 Ghz, podendo chegar a 1.70 Ghz em Boost, processo de fabricação de 14nm e 384 GB de memória máxima suportada. Na loja alemã Bit Superstore esse modelo aparece por € 6879.00 (R$ 24.660, em conversão direta).

Fonte: Hardware.com.br